Curta nossa página


Aberta temporada de caça aos distritais; Telma encabeça a lista

Publicado

Autor/Imagem:


Mal assumiu o gabinete nº 8 da Câmara Legislativa e Telma Rufino, do PPL, corre sérios riscos de perder o mandato. Na próxima semana, o grupo Adote um Distrital, braço local do Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) protocolará um pedido de cassação da parlamentar.

O gesto do ‘Adote’ seria, por assim dizer, o início da temporada de caça a parlamentares supostamente envolvidos com assuntos pouco republicanos.  A previsão é a de que ao longo do ano o corregedor da Câmara, deputado Doutor Michel (PP), tenha muito trabalho pela frente.

Telma é investigada pela Polícia Civil na Operação Trick, onde é identificada sua participação em um esquema ilegal em contratos de empréstimos no Banco do Brasil. Mas, além da parlamentar do Pátria Livre, há outros nomes em evidência. A estimativa é a de que existam mais cinco ou seis deputados destinados a subir no cadafalso.

No caso de Telma Rufino, ela estaria envolvida numa operação que provocou prejuízos de 100 milhões de reais aos cofres do Banco do Brasil. Segundo as investigações da Polícia Civil, a quadrilha criava empresas fantasmas para obter empréstimos em operações que variavam de 800 mil a 1 milhão 400 mil reais. Para dar aspecto legal às negociatas, os envolvidos forjavam compras em outras empresas que faziam parte do esquema

Durante as investigações, a polícia identificou uma relação dela com o empresário Tatico, transvestida de interesses escusos. Telma intermediou para que o mercado do empresário permanecesse no terreno em Ceilândia, o que aconteceu. Já na campanha, ela recebeu 360 mil dele. Telma, inclusive, esteve no próprio Ministério Público do DF para defender um acordo que beneficiasse o supermercado e propôs uma compensação para a invasão de área pública.

No documento que o Adote protocolará, são elencados todos os motivos para abertura de um processo de cassação. E faz questionamento plausível: “Como pode alguém que recebeu em 2014 apenas R$17.567,76 ter colocado em sua campanha eleitoral R$76.264,44 de recursos próprios de acordo com a prestação de contas eleitorais entregue ao TRE-DF?”, descreve.

Se olhar o passado recente da Câmara Legislativa, a distrital tem muito que temer. Em outubro de 2013, Raad Massouh teve o mandato cassado, depois de pedido protocolado pelo Adote um distrital. O mesmo grupo investiu na cassação do ex-deputado Benedito Domingos. Ele, no caso, escapou, muito graças ao trabalho dos seus advogados de defesa.

Por enquanto, a deputada apenas nega as acusações. No facebook, ele publicou uma nota. Telma disse desconhecer o teor do inquérito e que forneceu “acesso a todo material necessário para a investigação”. Por ter foro privilegiado, a parlamentar não havia sido conduzida para depor, mas declarou que “em data oportuna e marcada previamente” compareceria à PCDF.

Elton Santos, Repórter Especial

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.