Curta nossa página


Aeronáutica fica sem dinheiro e desliga radar meteorológico no DF, MG, ES, SP e Rio

Publicado

Autor/Imagem:


Sabrina Craide

O Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (Sisceab) desligou, há duas semanas, cinco radares meteorológicos, localizados em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal. Segundo o órgão, a medida foi tomada devido a restrições orçamentárias.

O Sisceab diz que os radares são ferramentas complementares para a captação de informações meteorológicas e não são utilizados para o controle de tráfego aéreo. “Além dos radares meteorológicos que continuam em operação, o Sisceab tem outras fontes de informação para previsões climáticas, como imagens de satélite e estações meteorológicas de superfície”, informou, em nota, o órgão, vinculado ao Comando da Aeronáutica.

Os radares nunca haviam sido desativados, exceto para manutenção de rotina. Atualmente, existem 23 radares meteorológicos no país.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), os radares não são essenciais para a aviação comercial, que trabalha com outras fontes de informação sobre meteorologia. Além disso, as aeronaves comerciais têm recursos de meteorologia e radares embarcados. A medida poderá ter mais impacto para aeronaves menores, que não têm os mesmos recursos tecnológicos.

Agência Brasil

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.