Curta nossa página


Bonezaço em Ceilândia defenderá a vida e a liberdade de expressão

Publicado

Autor/Imagem:


A Rede Urbana de Ações Socioculturais – RUAS – realizará no dia 31 de janeiro de 2015, o primeiro “Bonezaço” do Distrito Federal a favor da liberdade de expressão, liberdade de identidade e principalmente pelo direito a vida do jovem. O evento será na Praça do Cidadão, em Ceilândia Norte.

Símbolo de tribos urbanas e usado como adereço ou proteção contra o sol, o boné é característico da juventude, podendo até ser um dos símbolos que caracterizam essa parcela significativa da população.

Essa característica infelizmente tem um lado não compreendido. Jovens sofrem com a agressividade de policiais que, em suas batidas, identificam os que usam bonés como bandidos. Antônio de Pádua, coordenador da Rede Urbana de Ações Socioculturais diz que: “O boné incomoda talvez por ser exatamente um símbolo que identifica a origem e o orgulho dessa juventude”.

Além do preconceito pela identidade e expressão, há uma maior preocupação, até por ser irreversível, com o genocídio da juventude em sua maioria negra.  Max Maciel, também coordenador da Rede Urbana de Ações Socioculturais reflete: “O Brasil mata 82 jovens por dia. E porque matamos tantos jovens no Brasil?”

De acordo com o Mapa da Violência 2014, enquanto a taxa de homicídios entre a população não jovem é de 14,9 a cada 100 mil habitantes, entre jovens de 15 a 29 anos ela chega a 42,9 durante o período 1980 a 2011. No mesmo intervalo, homicídios foram responsáveis por 28,5% das mortes de jovens no País, mas foi causa apenas de 2% dos óbitos da população não jovem. Foram mortos, no mesmo período, 20.852 jovens negros, um número três vezes maior que o número de homicídios de jovens brancos.

Serviço

Local: EQNM 18/20 – Praça do Cidadão – Ceilândia Norte

Data: 31 de janeiro de 2015

Horário: 16h

 

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.