Cerâmica, seja como for, fica linda dentro e até fora da casa

Nair Assad, Edição

A cerâmica sempre esteve presente na decoração de ambientes, em diversas categorias. Desde os primórdios, as mais distintas culturas realizam trabalhos com este material, toda esta diversidade resulta em diferentes estilos de trabalho adaptados à modernidade, conferindo aos espaços: luxo e sofisticação.

Frequentemente utilizada em itens que compõem a mesa de jantar, a cerâmica atualmente é tendência e há opções de peças para áreas internas, externas, espaços com muito tráfego, gostos e usos diversos.

Além da beleza, os artefatos de cerâmica, feitos por pequenos artesãos e grandes ateliês, são utilitários. O charme e requinte dos artigos fica por conta da qualidade da argila, da técnica utilizada e acabamentos aplicados.

Com o avanço das técnicas e criatividade dos artesãos, a cerâmica passou a ser matéria de itens como vasos, luminárias, abajures, ânforas, esculturas, arandelas, fontes, cubas, entre outros. Esses objetos além do aspecto estético, tem vantagens por serem antialérgicos, inoxidáveis, não inflamáveis e possuírem uma vida útil extensa, sem grandes desgastes.

A sustentabilidade também é responsável pela alta da cerâmica, diversos artistas utilizam somente materiais sustentáveis na fabricação de suas peças, valorizando ainda mais o uso desta matéria-prima na decoração.

Submetidas à altas temperaturas, as peças de cerâmica se tornam rígidas e resistentes. Quando esmaltadas, ainda podem ser lavadas e armazenar água em seu interior. Outro benefício da decoração com peças de cerâmica, são os diversos acabamentos viáveis, as opções vão desde o liso com brilho ao rústico e craquelado, passando por variedades como a renda cerâmica, ideal para a criação de luminárias. Na hora da compra, priorize peças com qualidade, design diferenciado e que representem a personalidade do local.

Taças e vasos trabalhados podem ser utilizados como suporte para arranjos florais, as tradicionais pinhais são perfeitas para este fim. Os cachepôs de cerâmica são ótimos para quem mora em apartamento, mas quer ter um jardim ou horta, mesmo que sejam pequenos. Fruteiras e tigelas de cerâmica se tornam destaque em qualquer mesa de jantar. Na área externa, que tal uma mandala?

Os itens de iluminação compõem grande parte da decoração com peças de cerâmica. Modernos e ousados, esses artigos podem ser utilizados nos mais diversos locais, uma vez que as cores e modelos delicados tornam o ambiente mais aconchegante e ideal para o relaxamento e tranquilidade.