Como perfumar a casa de forma natural e barata

Ricardo Sturk

Alguns cheiros são difíceis de sair de casa. Alho, mofo de coisas guardadas no armário, fritura, alguma comida de micro-ondas que não deu certo, alimentos vencidos na geladeira…

E a lista continua com muitas outras coisas. Sem dizer também de quem trabalha fora o dia inteiro e deixa a casa fica trancada e sem ventilação, o que faz os ambientes ficarem com aquele ar pesado.

É reparando nessas coisas que vem aquela vontade de dar uma perfumada no ambiente. Porém, os aromatizantes nem sempre têm preços muito agradáveis.

Por isso, existem algumas receitas caseiras e simples de fazer. Você pode comprar alguns ingredientes no mercado e aprender a aromatizar a sua casa de forma natural.

Veja abaixo cinco receitas práticas para você aprender.

Limão siciliano, alecrim e canela em pau
Esse é um tipo de fragrância muito comum em spas e centros de estética. O aroma cítrico do limão contrasta com o doce da canela, e o cheiro do alecrim dá o toque especial na receita. Para preparar, coloque os ingredientes em uma panela com mais 500 ml de água. Ferva em fogo médio e depois diminua para fogo baixo. Conforme a água for evaporando, o aroma vai perfumando a sua cozinha. Você pode ir adicionando mais água durante o processo de acordo com a quantidade de aromatizante que queira espalhar pela casa.

Tomilho, limão, menta e baunilha
Para dias quentes, é uma ótima combinação. São todos ingredientes fáceis de encontrar em supermercados e deixam um cheiro refrescante no ar. O processo é igual ao aromatizante citado anteriormente: ferva em fogo médio com cerca de 500 ml de água. Só por segurança, desligue o fogo caso for ficar longe do fogão.

Laranja e baunilha
Essa é uma das mais fáceis de fazer. Se você estiver com pouco tempo e poucos ingredientes, faça essa. Uma colher de essência de baunilha, algumas rodelas de laranja e é só colocar para ferver com água. Simples, fácil e deixa um aroma cítrico gostoso em sua casa.

Flores, frutas cítricas e ervas
Além de aromatizadora, essa combinação também pode ser usada com as folhas secas como um pot-pourri. Como aromatizadora, é só ferver os ingredientes com água. Para pot-pourri, você deve deixar as flores, ervas e frutas secando no sol por alguns dias.

Laranja, gengibre e óleo de amêndoa
É um aromatizante bem energizante. O gengibre dá um cheiro mais forte para a combinação, misturado com o cheiro cítrico e refrescante da laranja. O óleo de amêndoa não é um ingrediente tão fácil de encontrar, por isso pode ser substituído por outras essências sem problemas. O preparo é o mesmo dos outros: ferva tudo com água.

COMPARTILHE