Curta nossa página


Consciência Negra leva Zumbi dos Palmares para mostra na Câmara

Publicado

Autor/Imagem:


Símbolo do Movimento Negro, Zumbi dos Palmares – cuja data é comemorada em 20 de novembro, dia de sua morte no ano de 1695 – é um dos personagens históricos brasileiros de maior relevância e, por isso, tem seu nome inscrito no “Livro dos Heróis da Pátria”, depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia Tancredo Neves, em Brasília.

Herói da resistência à escravidão, a data em que foi morto em uma emboscada, após ser traído, tornou-se o Dia da Consciência Negra, o que eterniza Zumbi, cuja palavra na língua quimbundo, falada em Angola, já contém a acepção de imortalidade.

Zumbi dos Palmares é um dos nomes que compõem a exposição “Construtores do Brasil – Homens e Mulheres que ajudaram a fazer um grande País”, que fica em cartaz na Câmara Legislativa do Distrito Federal até o dia 31 de janeiro de 2015. A mostra apresenta retratos de 25 personalidades históricas, idealizados e realizados em técnicas diversas por artistas de todo o País.

Figuras mais constantemente presentes no imaginário do povo brasileiro – como o de Pedro Álvares Cabral, Princesa Isabel, Barão do Rio Branco, Tiradentes, Zumbi e do presidente Juscelino Kubitschek – se juntam a outros menos lembrados, mas nem por isso menos importantes, para compor a exposição

“Além do valor artístico, é uma rara oportunidade de nos fazer pensar a respeito da formação da nossa nação, construída pela união e força de três povos – africanos, europeus e indígenas – que dão ao Brasil uma característica única entre os grandes países do mundo”, aponta o Conselho Curador de Cultura da CLDF.

Idealizada pela Câmara dos Deputados para as comemorações dos 190 anos da Independência do Brasil, a exposição “é uma ocasião de reatar os laços com a nossa História e perceber a importância de homens e mulheres que ajudaram a fazer deste um grande País”, observa o presidente da Casa, deputado Wasny de Roure.

Para compor este “panteão de heróis” nacionais, artistas de várias regiões do País foram convidados para retratar as personalidades que tiveram papel relevante por sua atuação seja política, jurídica, social ou humanística. Entre eles estão Elifas Andreato, Marysia Portinari, Darlan Rosa, Gougon, Christina Oiticica, Flávio Tavares, Carlos Bracher e Romero Brito.

Marco Túlio Alencar

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.