Da cama aos armários, vai ficar tudo arrumado?

Giovanna Frugis

De acordo com o Feng Shui – arte chinesa milenar que reorganiza ambientes para energizá-los e torná-los mais harmônicos – armários, cômodas e closets desorganizados trazem energias ruins para o ambiente e, consequentemente, para quem o habita.

Se você está com armários da sua casa muito bagunçados, provavelmente sua vida também está bagunçada, com muitas tarefas acumuladas e sem conseguir sair do lugar. Isso acontece porque nossos armários guardam nossas coisas pessoais, portanto, refletem nosso estado mental, emocional e de espírito. Afinal, se não conseguimos achar algo que queremos, ou estamos com espaços abarrotados, como iremos permitir que novas oportunidades ou boas energias apareçam em nossas vidas?

Portanto, começar a arrumar armários, gavetas e closets é, também, começar a organizar sua vida. O bacana é que basta reorganizar estes espaços, não é necessário jogar um móvel fora, por exemplo. Sem falar que, organizando-os, além de renovar as suas energias e do espaço, você poupará tempo em seu dia a dia procurando alguma coisa que precisa, mas não encontra. Além das vantagens para sua saúde, que se beneficiará com a limpeza do local.

Como é possível observar, é muito benéfico fazer esta reorganização, e há algumas dicas valiosas para fazer isso. Vamos a elas?

1) Tire todos os itens de suas gavetas e armários e os coloque em um espaço aberto, de forma que você consiga enxergar tudo o que tem.

2) Limpe todos os espaços e deixe-os abertos por alguns minutos, para que possam respirar – principalmente se forem de madeira.

3) Separe tudo o que estiver vencido, rasgado e quebrado e jogue fora. Depois, pegue tudo o que você não usa a mais de seis meses e se pergunte: “Ainda preciso deste item?”. Seja franco. Caso a resposta seja não, se livre disso também. Inclusive, tudo o que for possível, em vez de jogar fora, recicle.

4) Nas gavetas e prateleiras mais baixas, coloque o que você utiliza menos; nas mais altas, coloque os objetos que você usa com mais frequência.

5) Caso possível, guarde seus bens de acordo com seus respectivos segmentos (documentos em uma área, joias em outra, e assim por diante). Caixas de organização e divisórias podem ser uma boa solução para isso. Caso sejam espaços destinados para roupas, organize-as por cores ou estilo (regatas, camisas, camisetas, polos, etc).

6) Armazene objetos cortantes ou pontiagudos de forma segura, para que não causem acidentes. Uma boa forma de fazer isso é colocar uma proteção de silicone nas pontas e guardar o objeto dentro de uma caixa ou embalagem apropriada.

7) Agora, uma das dicas mais valiosas: não utilize nenhuma de suas gavetas para esconder bagunças – por mais que comecem mínimas, sempre acabam aumentando e se tornando, novamente, um acúmulo de energias paradas e pesadas.

8) Depois que a organização estiver concluída, aproveite para respirar fundo, relaxar e reorganizar você. Permita que energias boas entrem não só nos cômodos ajustados, mas, também, em sua vida.