Curta nossa página


Hamilton aproveita erro da Red Bull e vence uma corrida que era de Daniel Ricciardo

Publicado

Autor/Imagem:


Em uma prova marcada por chuva, erros e batidas, Lewis Hamilton repetiu o feito de 2008 e venceu o GP de Mônaco após largar na terceira posição. O inglês acertou na estratégia de parada nos boxes e contou com um erro da Red Bull para bater o pole position Daniel Ricciardo e vencer pela primeira vez na temporada.

Ricciardo liderava, mas entrou nos boxes para colocar pneus secos. No entanto, a equipe não preparou os pneus, causando longa demora. Hamilton, que era o segundo, se beneficiou, fez a ultrapassagem e assumiu a primeira posição até o fim.

Ricciardo ficou com a segunda colocação. Sergio Perez foi outro que acertou a estratégia de parar nos boxes e surpreendeu ao conquistar o terceiro lugar, em um dia em que o líder do campeonato Nico Rosberg decepcionou e foi apenas o sétimo colocado. Vettel foi o quarto, com Alonso em quinto. Hulkenberg foi o sexto.

Felipe Massa terminou em décimo em uma corrida difícil para a Williams. Felipe Nasr protagonizou uma polêmica na prova ao não aceitar uma ordem de equipe e acabar batendo com o companheiro Marcus Ericsson.

Início com chuva – Devido à chuva, a corrida começou com o Safety Car. E o primeiro carro já ficou pelo caminho logo na reta: Jolyon Palmer perdeu o carro sozinho e bateu forte, causando o Safety Car virtual, enquanto alguns pilotos, como Felipe Nasr e Jenson Button, arriscaram colocar os pneus intermediários. A escolha se mostrou acertada: o brasileiro fez a melhor volta.

A segunda ‘vítima’ foi Kimi Raikkonen, que bateu sozinho no hairpin e quase levou Felipe Massa junto. O brasileiro conseguiu evitar a Ferrari, que também bloqueou Grosjean. Enquanto isso, na frente, Ricciardo escapava e Rosberg segurava o pelotão. Com isso, Vettel tomou a decisão de colocar os intermediários, voltando à pista no décimo lugar com 14 voltas disputadas. Hulkenberg, que estava em quarto, seguiu a tática da Ferrari.

Na 16ª volta, Hamilton finalmente se livrou do lento Rosberg, em uma ordem de equipe. Logo na primeira volta, o inglês virou 5s mais rápido que o companheiro. Também bem mais lento e ainda com os pneus de chuva, Massa passou a segurar os pilotos mais bem colocados com intermediários, liderados por Vettel.

Esse tempo perdido permitiu que Rosberg parasse e voltasse à frente do compatriota, assim como Perrez, que ficou com o quarto lugar. Na 23ª volta, Ricciardo também fez sua parada, deixando a liderança com Hamilton.

A pista seca – A tática do inglês era esperar a pista secar para colocar os pneus de pista seca e não os intermediários. Na 31ª volta, Marcus Ericsson foi o primeiro a arriscar colocar os pneus slick. No giro seguinte, foi a vez de Hamilton colocar os ultramacios, sendo seguido por quase todos os pilotos.

Ricciardo demorou uma volta a mais para parar e sofreu com um erro da equipe Red Bull, que não tinha seus pneus preparados. Com isso, o australiano voltou logo colado no inglês. Após as paradas, Perez pulou para terceiro, à frente de Vettel, Alonso, Rosberg, Hulkenberg, Sainz, Verstappen e Button.

Na 35ª volta, Verstappen, que largada nos boxes e fazia uma prova agressiva de recuperação, acabou no muro e causou mais um Safety Car Virtual. Na relargada, Ricciardo seguiu pressionando, mas não conseguia passar Hamilton, que chegou a dar uma fechada forte, investigada pelos comissários, mas não foi punido.

Na briga interna da Sauber, Felipe Nasr recebeu uma ordem para deixar Marcus Ericsson passar e não cedeu. O sueco tentou atacá-lo na Rascasse e os dois pilotos bateram e abandonaram.

Nas voltas finais, Ricciardo não conseguiu mais pressionar Hamilton, que venceu apenas pela segunda vez em Mônaco. Sergio Perez chegou a ser perseguido por Sebastian Vettel, mas o alemão errou no mesmo ponto em que Verstappen bateu e perdeu contato com o mexicano. Fernando Alonso se segurou após ser pressionado por várias voltas por Nico Rosberg e levou a McLaren ao quinto lugar, com o líder do campeonato apenas em sexto. Nico Hulkenberg, Carlos Sainz, Jenson Button e Felipe Massa completaram o top 10.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.