Curta nossa página


Desemprego I

Hora de crescer na carreira ou buscar a vaga que sonhamos

Publicado

Autor/Imagem:


Carolina Paiva, Edição 

Fazer um planejamento de ação rápido e eficiente é uma das formas de conseguir um lugar no mercado de trabalho atual, mas para isso o profissional precisa entender o que está motivando a busca pela recolocação, ter clareza das ações necessárias e saber qual empresa está buscando.

Neste cenário o coaching é uma alternativa para conseguir traçar objetivos e ampliar autoconhecimento, conseguindo assim, traçar um plano para alcançar ideais.

Para os profissionais empregados ele ajuda a planejar a mudança do emprego atual para o novo, prepara para os processos de seleção e faz uma avaliação de empregabilidade.

Já para quem está disponível no mercado de trabalho ajuda no autodesenvolvimento e qualificação profissional. Confira as dicas:

Subir um degrau
1. Não se desespere. Ninguém contrata e nem valoriza o desespero
2. Importância da qualificação profissional. O profissional capacitado possui uma diferenciação na hora da seleção. Você teve esse cuidado ou está colhendo frutos pela acomodação?
3. Autoconhecimento. Saber quem é você, o que deseja, onde quer chegar…
4. Não entrar no vitimismo. Você é o único responsável pela sua carreira, retome o seu poder e siga em frente!
5. Reconheça o seu valor. Identifique o que você tem de melhor. Quais as suas competências? Qual o seu diferencial? Aproveite e faça um levantamento, uma lista. O que você pode entregar?
6. Avalie a sua trajetória. Quais os resultados que você obteve ao longo da sua carreira? Quais os projetos que você conduziu ou participou? Apresentá-los ajudam a destacar as suas competências e imagem profissional.

Recolocação
7. Entender o que está motivando a busca pela recolocação. Mudar de local de trabalho pode não resolver o problema.
8. Planejar a mudança. Não sair do emprego atual sem ter clareza das ações necessárias e tempo envolvido para buscar a recolocação. Preparar-se para os processos de seleção.
9. Avaliação empregabilidade. Você se contrataria? Seu perfil é interessante para o mercado? Avaliar as escolhas que você já fez até então. Se for necessário, faça ajustes e busque outras qualificações.
10. Você pode escolher. Qual desafio você está buscando? Existe alguma empresa, em especial, que pode contribuir com a sua busca? Se sim, os valores estão alinhados: os seus e os da empresa?

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.