Leve a natureza para dentro de casa

Vancléia Gino, Edição

Muitas pessoas gostam e cultivam plantas em casa, algumas delas com bastante afinco, dadas as condições de espaço. Mas apesar de nem todo mundo possuir espaço suficiente em casa para construir um jardim com grandes espécies, há opções mais simples para espaços reduzidos.

Para quem deseja começar um jardim pequeno, a primeira coisa a se fazer é identificar aquele espaço inutilizado, sem atrativos ou que virou depósito do que ninguém mais usa. Esse local pode ser a varanda, o quintal, um cômodo ou até mesmo uma parede sem qualquer entrave.

Depois há que se escolher as espécies que serão cultivadas no ambiente. E para isso é preciso da ajuda de quem entende do assunto. Uma boa pedida nesse caso são aplicativos que tratam do assunto, e dentre outras funções, possui a área de filtrar espécies. Lá você marca suas especificações, como: tamanho do ambiente, da planta que deseja, as condições de temperatura e luz do espaço, e também suas preferências quanto a cor, flor e fruto. Depois disso o aplicativo filtra e te mostra as melhores opções para o seu jardim.

Sabendo quais plantas utilizar, o passo seguinte é decidir a forma como o jardim será organizado e seu caráter decorativo. Afinal, só colocar um monte de plantas juntos não garante um ambiente bonito. Você pode compor o espaço com vasos de diferentes tamanhos, plantas colocadas diretas na terra, pedras e outros ornamentos, além de utilizar a parede para pendurar algumas flores. Pode ainda deixar o jardim mais aconchegante com bancos e redes.

Por último e mais importante, deve-se cuidar das plantas para que elas cresçam e desenvolvam o jardim. E para isso novamente será necessária alguma ajuda. Você pode recorrer à vizinha que tem um jardim lindo, a um profissional especializado em jardinagem ou utilizar novamente o aplicativo.

Ou seja, há muitas opções para quem deseja acrescentar um pouco de vida em sua casa, ainda que haja restrições. Boas ideias e um pouco de tecnologia pode resolver o seu problema de espaço pequeno.

 

COMPARTILHE