Curta nossa página


Chuva de foliões

Monobloco faz a alegria dos paulistas no Ibirapuera

Publicado

Autor/Imagem:


Camila Boehm

O bloco carnavalesco Monobloco, criado no Rio de Janeiro, animou os foliões da capital paulista na região do Parque do Ibirapuera, zona sul da cidade.

Fundado há 17 anos, o Monobloco homenageia este ano os blocos de rua. O repertório inclui músicas e marchinhas tradicionais, misturando instrumentos como cavaco, repique, tamborim, chocalho, surdo e agogô com grooves de guitarra e baixo.

“O Monobloco nasceu de um movimento que é muito mais antigo do que nós. Não somos os primeiros. Isso que fazemos hoje e que amamos, teve muita gente fazendo antes. Nada mais justo e bonito do que reverenciar os que começaram a fazer o que amamos hoje”, disse Guilherme Pereira, da organização do Monobloco.

Segundo Pereira, a bateria do Monobloco é formada ao longo do ano, por pessoas diferentes que até então não tinham contato com a música.

“Desde maio, começamos as aulas de percussão para formar a bateria. São 150 batuqueiros, que são paulistas. Preparamos a bateria ao longo do ano. Muitas vezes são pessoas que nunca tocaram um instrumento na vida, então chegam para aprender. A bateria está linda, ticando super bem”, disse.

O desfile conta com a participação da cantora Emanuelle Araújo como Rainha da Bateria e do cantor B Negão. A organização destaca que o Monobloco faz um desfile sustentável, que inclui a produção de centenas de lixeiras e banheiros químicos, coleta seletiva de lixo, uso de biocombustível nos caminhões de som e geradores, além do plano de preservação dos monumentos e do próprio Parque do Ibirapuera.

Segundo os organizadores, o bloco, que reuniu 60 mil pessoas na estreia paulistana no ano passado, atraiu cerca de 70 mil neste domingo.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.