Lula e Flávio avançam em campos diferentes para o Palácio do Planalto

Redação
Redação
4 minutos de leitura
Marta Nobre - Foto de Arquivo

A três dias do primeiro turno da eleição presidencial, Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) avançaram na mesma velocidade e mantiveram praticamente inalterada a distância que os separa. Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 1º de outubro, mostra o presidente com 42% das intenções de voto, contra 38% do senador pelo PL.

Na rodada anterior, Lula registrava 40% e Flávio, 36%. Portanto, os dois oscilaram dois pontos para cima, mantendo em quatro pontos percentuais a diferença numérica entre eles. Considerando a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, os intervalos das estimativas se tocam.

Mais atrás aparecem Augusto Cury (Avante), com 4%; Ronaldo Caiado (PSD) e Renan Santos (Missão), ambos com 3%; Romeu Zema (Novo), Samara Martins (UP) e Wilson Grassi (Democrata), com 1% cada. Brancos, nulos e eleitores que não escolheriam nenhum candidato representam 5%, enquanto 2% permanecem indecisos.

Quando são considerados apenas os votos válidos, critério utilizado pela Justiça Eleitoral para determinar o resultado das eleições, Lula aparece com 45% e Flávio Bolsonaro com 40%. Augusto Cury registra 4%, enquanto Caiado e Renan Santos têm 3% cada.

A movimentação interna do eleitorado revela caminhos distintos para os dois principais candidatos.

Lula apresentou crescimento mais expressivo entre os eleitores com 60 anos ou mais, passando de 42% para 49%. Também avançou no Sudeste, onde saiu de 35% para 40%, e entre os católicos, grupo no qual passou de 45% para 50%.

Flávio Bolsonaro, por sua vez, ampliou principalmente sua presença entre os eleitores com renda familiar de dois a cinco salários mínimos, passando de 40% para 47%. Entre os evangélicos, avançou de 47% para 52%.

Os movimentos precisam ser interpretados considerando que as margens de erro dos recortes demográficos são maiores do que a margem geral da pesquisa.

Outro dado importante aparece na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não apresenta previamente os nomes dos candidatos.

Nesse cenário, Lula passou de 36% para 39%, enquanto Flávio Bolsonaro avançou de 27% para 31%. Ao mesmo tempo, o percentual de eleitores que não souberam apontar espontaneamente um candidato caiu de 18% para 13%.

O movimento sugere uma consolidação gradual das escolhas na reta final, embora pesquisa eleitoral seja um retrato do período em que as entrevistas foram realizadas, e não uma previsão do resultado das urnas.

A polarização também aparece na rejeição. Segundo o levantamento, Lula e Flávio Bolsonaro registram exatamente o mesmo índice: 45% dos entrevistados dizem que não votariam de jeito nenhum em cada um deles.

Em eventual segundo turno entre os dois, o Datafolha registra Lula com 48% e Flávio com 45%, diferença que também deve ser lida à luz da margem de erro.

O Datafolha ouviu 2.506 eleitores e informa margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-08039/2026.

A fotografia definitiva do instituto antes da abertura das urnas ainda está por vir. O Datafolha prevê divulgar no sábado, 3, véspera do primeiro turno, uma nova pesquisa, desta vez com previsão de 4.006 entrevistas. O levantamento está registrado no TSE sob o número BR-01708/2026.

Assim, a três dias da votação, a pesquisa desta quinta-feira mostra dois movimentos simultâneos: Lula e Flávio Bolsonaro cresceram na mesma proporção no levantamento estimulado, enquanto o contingente de eleitores sem candidato definido na pesquisa espontânea diminuiu. A resposta final, porém, será dada pelos eleitores nas urnas no domingo.

…………

Marta Nobre é Editora Executiva de Notibras

Tags
Compartilhar
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *