Notibras

A EDUCAÇÃO É A BASE DA SOCIEDADE…

Comunicação…do latim, “communicatio.onis”… significa “ação de participar”. É um processo social primário, que permite criar e interpretar mensagens que provocam uma resposta. Falando assim, parece uma coisa simples, inerente de todo ser vivo. Sim, pois se faz necessário se fazer compreender para conseguir uma interação entre os vários elementos de um grupo. Mas nem sempre essa tarefa é algo fácil de se conseguir. E por que? Bem, há variantes… e muitas delas causam ruídos , de tal magnitude que acabam por não permitir a correta interpretação da mensagem enviada pelo primeiro emissor…

Como pertencemos à raça humana, falaremos sobre a evolução desta… mesmo tendo em mente que todas as criaturas se valem de algum tipo de código para conseguirem se entender, enquanto grupo social…

Desde que o ser humano saiu das cavernas, procurou avançar sempre em frente, à procura de um meio seguro de transmitir suas mensagens. Em alguns momentos lançou mão de códigos para que apenas um pequeno grupo pudesse entender aquilo que o agente primário queria dizer. E desses códigos, que aos poucos foi se popularizando entre todos os membros do grupo, criaram-se os vários alfabetos, cada um adaptado à língua falada pelos membros das diversas Sociedades espalhadas por esse mundo …

Sim, apesar de em um primeiro momento os códigos de escrita tenham sido criados para uso de uma pequena parcela da população, com o tempo foi-se espalhando. Até que chegou no momento atual. Que por algum motivo não muito bem explicado, aponta o início da regressão nessa forma de se comunicar. Talvez pelo uso excessivo de aparelhos cibernéticos, que não exigem do interlocutor esforço maior do que dizer o que deseja, e prontamente aquilo que solicitou aparece magicamente em uma tela… as pessoas, principalmente as mais jovens, estão desaprendendo a ler e escrever…

Trabalho, em meu dia a dia, com atendimento ao público em determinada Repartição. E atendo diariamente pessoas de todas as idades. E tenho notado que as pessoas mais jovens estão tendo problemas para juntar as letras que formam seu próprio nome. Outro dia atendi uma adolescente (na minha época seria adulta, pois a mesma conta com 19 anos) que pediu para sua mãe soletrar o nome da rua, pois ela não sabia como escrever o mesmo, só ouvindo a mãe pronunciá-lo…

Isso é apenas um dos muitos casos que encontro no meu dia a dia. Mas vai mais longe. Quando nos damos ao trabalho de ler com atenção as várias mensagens publicadas nas redes sociais, percebemos que, mesmo que as pessoas tenham boas ideias, a maioria não sabe escrever. E estou citando o básico…

Sim , eu sei que cada época tem suas características próprias. Mas a nossa, com todos os problemas já existentes, acabou por criar mais um… o analfabetismo funcional que existia até a pouco tempo atrás está crescendo em uma proporção alarmante. Pessoas que concluíram o nível médio… e algumas com curso superior, inclusive… não sabem escrever o próprio nome… e nem estou me queixando da caligrafia…

O Poder Público tem sua parcela de culpa… a maior porcentagem, eu diria. Afinal, há décadas que os políticos fazem um esforço sobre humano para simplesmente desconstruir as bases do saber. Professores mal preparados e mal remunerados são jogados em salas onde os alunos não os veem como aliados, mas sim inimigos que devem ser combatidos… com o aval de sua família….

O pessoal de apoio, com uma remuneração que não faz jus à tarefa a eles imposta, fazem das tripas coração para manter a Máquina da Educação funcionando. Sim, pois nem só de professores é feita uma escola. O servidor que abre os portões, controlando a entrada de alunos, cuidando da segurança dos mesmos enquanto dentro do recinto escolar, o Servidor responsável pela documentação de alunos, professores e outros… o pessoal responsável pela alimentação dos alunos, o pessoal da limpeza… todos eles trabalham duro para manter a Escola de pé. E nem sempre as pessoas reconhecem o esforço destes em prol da formação da nova geração…

Nos dias de hoje a família usa a Escola como um depósito onde deixam seus filhos enquanto cuidam de sua vida. De certa forma, a maioria dos pais não quer ter o trabalho de educar sua prole… acredita, não sei por que, que essa é uma obrigação do Estado. Mas, se seu rebento tem a atenção chamada por algum deslize por ele cometido, estes vão à Escola prontos para massacrar aquele funcionário que ousou chamar a atenção de seu filhote…

Educação se recebe em casa. Ensinar a respeitar as pessoas é algo que os pais deveriam fazer no seio de seu lar. Mas há coisas mais importantes que cuidar de seus filhos. E a escola está aí para isso mesmo, não é?…

Infelizmente, não… a escola não é para dar a Educação que faz parte da tarefa dos pais… a Escola existe para ensinar a pessoa a ler, escrever… a escola ensina a pensar. Mas se o futuro cidadão vem para suas instalações com uma formação deficiente, não há como ajudá-lo a progredir. E aí, a regressão da Sociedade ao seu modo mais selvagem é apenas uma questão de tempo…

Esperemos que a Sociedade como um todo acorde o mais breve possível e salves nossos jovens da Era das Trevas que se aproxima de nós com uma velocidade indesejada… que os pais entendam que eles são o primeiro exemplo que seus filhos seguem. E se o exemplo dado é que a truculência é a solução para todos os males de nosso dia a dia, bem… O século XXII será o século da barbárie, onde a Lei do Mais Forte com certeza imperará…

Que o Altíssimo nos proteja a todos e não permita que nossos filhos e netos passem por essa provação. Mas se tal acontecer, não se esqueçam… a culpa é da nossa geração que não soube educar corretamente os adultos de hoje, que não vislumbram nada além de seu próprio umbigo, se esquecendo que são responsáveis pela vida e pelo futuro de seus descendentes…

Sair da versão mobile