A Fé move montanhas. É um velho adágio que, embora exista a séculos, continua firme em sua mais pura tradução. Sem Fé nada somos, além de Almas perdidas na escuridão, tateando entre os obstáculos espalhados pelo caminho, tropeçando a todo instante… sem Fé não temos um norte a seguir e, por conseguinte, o primeiro canto de sereia que ouvirmos nos encantará…
Desde os primórdios da história o ser humano sente uma necessidade, de certa forma inexplicável, de contar com a proteção de alguém que esteja acima dele… é como se fôssemos crianças, pedindo o colo da mamãe ou do papai…
Durante toda a história registrada da humanidade sempre houve a menção de seres sobrenaturais, ao menos sob o ponto de vista do narrador, que protegiam ou castigavam a comunidade, de acordo com suas ações. Estes entes recebem vários nomes durante toda a trajetória humana, mas na essência parecem ser sempre os mesmos. Existe uma hierarquia entre os divinos e cada oficial cumpre com a sua missão…
Engraçado nos referirmos a estes como “seguindo uma hierarquia”, embora tal seja a realidade do Panteão Celestial. Mesmo quando nos referimos a uma religião monoteísta, ao a analisarmos a fundo acabamos por descobrir que de “mono” nada tem… como as outras, também é uma “poli”…
Exemplo? Bem, fui criada na fé cristã… na Igreja Católica. Segundo nossa fé, existe apenas um Senhor no Universo… Um Ser Supremo que criou tudo e todos… ou seja, sozinho, criou a vida em todas as formas que conhecemos… e mesmo nas que nunca poderemos visualizar… É… ou deveria ser… uma religião monoteísta. Mas mesmo em seus primórdios tal conceito cai por terra. Porque Ele é uma Trindade. Comanda uma legião de Anjos. Tem como inimigos uma Legião de Demônios…
Vamos esclarecer, não quero criar nenhuma polêmica por aqui. O que citei da religião que professo é a verdade de todas as outras… apenas o rito de cada uma difere, porque há maneiras e maneiras de se prestar respeito à Divindade Maior… E até nesse quesito há divergências…
O maior problema entre os crentes das várias denominações espalhadas por esse mundo sem fim é que algumas pessoas são radicais ao extremo, não aceitando outra verdade que não a sua. Para que apenas a sua forma de adoração seja validada, não tem nenhum pudor em lançar mão de artifícios que, de outra maneira, seriam condenáveis… de qualquer forma, o são…
A perseguição religiosa está presente em todos os capítulos de nossa história. Quem domina a fé de um povo tem em suas mãos poder inimaginável. Por qual outro motivo alguns elementos se tornam “pastores da alma”, senão para terem a sensação de comandar toda uma comunidade? Afinal, por serem mensageiros Daquele que não se vê, devem ser grandes sábios… e, com certeza, de seus lábios apenas a Verdade será expelida…
Que bom se tal fosse verdade, não é mesmo? Infelizmente essa não é a realidade. Na maioria das vezes os “pastores” (não estou me referindo a nenhuma religião em especial, por favor) pregam uma coisa no púlpito e em sua vida a realidade é diferente… é o famoso “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”…
No final das contas a Fé, algo tão importante para cada um de nós caminhar pela senda da vida certo de estar a caminho de um destino auspicioso, acaba por ser deturpada por algumas mentes maldosas e usada para controlar a massa. Porque aquele que tem credibilidade do Grande Público consegue indicar por quais caminhos seus acólitos deverão seguir… e a verdade que expor, seja ela real ou não, será aceita por aqueles que se entregaram de corpo e alma às suas palavras…
Isso significa que não existe uma Força Superior a nos guiar, como aqueles que abrem os olhos e descobrem estar sendo manipulados costumam dizer? Sim, existe uma Força Maior que controla o Universo. É a força que mantém tudo na mais perfeita organização, mesmo que, aos nossos olhos, pareça imperar o Caos…
A Fé deve nos servir de guia… mas devemos sempre prestar atenção a cada passo que damos em nossa caminhada… para que Fogos Fátuos não venham a nos desviar da Verdadeira Luz que É Nosso Criador e Pai Eterno… pois apenas seguindo Sua Verdade um dia poderemos chegar ao nosso Destino Final, que é o Nirvana, onde todos finalmente estaremos reunidos…
