Na gíria dos pescadores, Sargaço significa confusão, agitação, movimento.
Pois então, mesmo na pacata comunidade da Guarda do Embaú, vivemos tempos de sargaço.
Mercadinho com preços nas alturas. Amor pelo próximo lá no fundo. Política revirando tudo e vamos sobrevivendo.
Tarde Sol após semana de chuva fina e vento Norte, saio para caminhar pela trilha das bandas da Pinheira. Alcebíades retorna da pesca, passa pela frente do boteco do Danilo na beira da praia; chega na minha mesinha na areia e senta:
— E aí, seu Gil, tudo na paz, professor?
— Bem, Al, e você?
— Tô de boa… Mais faceiro que baiacu na pedra!
Por aqui todos se comunicam na base de gírias e metáforas.
Tentarei resumir o papo com Alcebíades:
“Seu Gil, que vuco vuco agora ali na beira do rio da Madre. Vê só, vivente, queriam bater no menino que tava soltando uma pipa na prainha. Besteira dessa gente que parece que não teve infância. Só porque o moleque perdeu a pipa que caiu na água com o vento Norte e salvou a linhada; aí ele laçou uma dessas gaivota sonça de beira de barco e amarrou a linha no corpo da bichinha e ela tentava voar e ele achando que era a pipa dele, percebe? A linha dele era forte, feita de cortante, então não partia. Cagada! A bichinha ficou ‘neuvosa’ e capotou de cabeça na areia. Defunta na hora. O menino com zóinhão arregalado”.
Resumindo mais ainda. Os pescadores ficaram putos com o garoto e saíram atrás dele prá uma coça. Não pegaram, mas se pegassem seria ripa na bunda.
— Professor, conto pro senhor porque sei que o ‘istimado’ gosta de guardar as estórias e causos aí no seu baú especial, né?
— Gosto, Alcebíade; e agradeço, pois jamais imaginei uma gaivota-pipa, ao vivo… Só mesmo aqui na Guarda!
Depois de se despedir, não sem antes pedir uma cachacinha de engenho e uma latinha gelada por conta de nossa longa amizade, ele gritou já caninhando pela praia:
SARCAÇO, seu Gil.. .SARGAÇO!
……………………..
Gilberto Motta é escritor, jornalista e professor/pesquisador que sonha um dia soltar um gaivota-pipa feito aquele moleque. Vive, hoje, na Guarda do Embaú, vilazinha de pescadores no Sul de SC.
