Notibras

Alunos recebem medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemática

Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Cerca de 260 pessoas — entre alunos, professores e representantes de escolas do DF — foram homenageadas na manhã desta quarta-feira (4), no Cine Brasília. Eles receberam medalhas da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. A premiação nacional ocorrerá em agosto, no Rio de Janeiro.

As provas que destacaram os melhores resultados foram feitas no ano passado. A novidade da edição foi a participação de escolas particulares.

Os professores (20) foram reconhecidos hoje com livros e certificados, e as escolas (19) ganharam kits didáticos e troféus. Os alunos ganharam medalhas de ouro (24), prata (69) e bronze (130).

O governador Rodrigo Rollemberg entregou algumas das condecorações ao lado do secretário de Educação, Júlio Gregório Filho. De acordo com a pasta, cerca de 250 mil estudantes de Brasília fizeram os exames no ano passado.

Neste ano, com premiação prevista para o ano que vem, a primeira etapa da prova ocorreu em 5 de junho. A próxima fase está marcada para setembro.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas foi criada em 2004 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada.

A primeira edição do evento foi em 2005, com mais de 10 milhões de alunos inscritos. Atualmente, já são quase 20 milhões de estudantes participantes por ano em média.

Sair da versão mobile