Notibras

Chegou o BMW X2, um carro feito para o público jovem

Foto/Divulgação

O BMW X2 já está no Brasil. As vendas começam na quinta-feira, dia 26, e a tabela parte de R$ 211.950. A marca alemã chama o modelo de SAC, de Sport Activity Coupé, uma corruptela de SUV. Mas se fosse para inventar um segmento que realmente fizesse sentido, a novidade deveria ser classificada como hatch grande. Isso porque o modelo se destaca no prazer ao dirigir e na agilidade, ficando praticamente sem rivais.

Apesar de ter formas de utilitário-esportivo compacto, o X2 não foi feito para rodar em estradas vicinais. O modelo é, segundo informações da BMW, uma resposta ao mercado que, na visão da marca, carecia de um carro design, bonito, jovem e que proporcionasse diversão ao volante. O X2 é tudo isso.

Seu motor 2.0 twinturbo gera 192 cv entre 5.000 e 6.000 rpm e 28,5 mkgf já às 1.350 rpm, administrados por um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas, que garante passagens praticamente imperceptíveis. O quatro-cilindros não faz do BMW uma máquina de acelerar, mas provê desempenho muito bom, com acelerações vigorosas e sempre à disposição em qualquer situação.

Contribuem para as respostas lineares os turbos gêmeos. Como cada um trabalha para um par de cilindros, o turbo lag (queda brusca de rotação nas trocas de marcha, com súbita alta em seguida) é ínfimo, pois ambos enchem na mesma proporção e rapidamente. Se o motorista quiser mais esportividade, pode ativar o modo Sport de condução e mudar as marchas nas hastes atrás do volante.

A suspensão é bem ajustada e, além de deixar o carro muito estável, ajuda a evitar que a carroceria incline em curvas, algo comum em SUVs por causa do centro de gravidade alto. Os freios são eficientes e a direção (elétrica), bem direta, como é de praxe nos modelos da BMW.

Por dentro, a versão avaliada, sDrive20i M Sport X, tabelada a R$ 246.950, traz o pacote M. O logo da divisão esportiva da marca está em várias partes e há detalhes de metal com textura que imita fibra de carbono.

Já o espaço atrás é para duas pessoas e olhe lá. Por fora há apliques acetinados na cor cinza na frente, atrás e nas caixas de rodas. Uma curiosidade do X2 é que há emblemas da BMW nas colunas “C”. Trata-se de uma homenagem aos clássicos cupês 2000 CS e o 3.0 CSL.

Sair da versão mobile