Pequim respeita o direito do Irã ao uso pacífico da energia nuclear e apoia o Irã na proteção da soberania do Estado, disse o presidente chinês Xi Jinping na terça-feira, 2. Ele se reuniu com o presidente iraniano Masoud Pezeshkian em Pequim.
“A China aprecia a repetida confirmação do Irã de seu compromisso de não desenvolver armas nucleares e respeita o direito do Irã ao uso pacífico da energia nuclear”, disse Xi, conforme citado pela Televisão Central Chinesa.
Pequim apoia o Irã na proteção de sua soberania estatal, integridade territorial e dignidade nacional, bem como na proteção de seus direitos e interesses legítimos por meio de negociações políticas, acrescentou Xi.
As relações sino-iranianas resistiram ao teste da situação internacional instável e continuam a se desenvolver de forma constante e bem-sucedida, disse Xi.
“A China continuará a defender a justiça, promoverá uma solução para a questão nuclear iraniana que leve em consideração os interesses legítimos de todas as partes e fará esforços incansáveis para alcançar uma paz duradoura no Oriente Médio”, acrescentou o líder chinês.
