Notibras

China expulsa navio de guerra americano de seu mar territorial

Os militares chineses expulsaram um contratorpedeiro dos EUA da disputada ilha de Scarborough Shoal (Huangyan) na quarta-feira, informou o canal de televisão central da China (CCTV), citando o Comando do Teatro Sul do Exército de Libertação Popular (ELP).

O USS Higgins “entrou ilegalmente nas águas territoriais da China, na ilha de Huangyan, sem a permissão das autoridades chinesas”, informou a CCTV, citando o PLA.

“A Marinha do Comando do Teatro Sul do PLA enviou militares para rastrear, monitorar, alertar e expulsar” o navio de guerra YS, de acordo com a lei, disseram os militares.

O Comando Sul do ELP disse que as ações dos militares dos EUA infringiram seriamente a soberania e a segurança da China, minaram a paz e a estabilidade no Mar da China Meridional e violaram o direito internacional e as normas básicas das relações internacionais.

China, Filipinas, Vietnã, Malásia e outras nações reivindicam partes do Mar da China Meridional, onde foram descobertas reservas significativas de hidrocarbonetos. As disputas envolvem as Ilhas Paracel, as Ilhas Spratly e o banco de areia Scarborough, localizadas no cruzamento das rotas marítimas dos Oceanos Índico e Pacífico e ricas em petróleo e gás.

A situação se complica ainda mais com a presença de navios de guerra americanos, acusados pela China de violar o direito internacional e minar a soberania e a segurança. Os Estados Unidos argumentam que sua Marinha navegará onde o direito internacional permitir.

Sair da versão mobile