Notibras

Chineses acham restos de mistura de ave com dinossauro

Um grupo de cientistas liderados pelo paleontólogo Zhou Zhonghe, da Academia Chinesa de Ciências, encontrou uma nova espécie animal no norte da China que tem o corpo de um pássaro e o crânio de um dinossauro. Ele viveu há aproximadamente 120 milhões de anos, durante o período Cretáceo.

Segundo os cientistas, essa espécie estava entre o Archaeopteryx, semelhante a um lagarto, que ainda se assemelha fortemente a um dinossauro predador, e o Ornithothoraces, que já inclui pássaros no sentido geral da palavra. A espécie foi nomeada Cratonavis zhui.

Ao realizar uma tomografia computadorizada do crânio do Cratonavis, os pesquisadores descobriram que morfologicamente era quase idêntico ao crânio de um dinossauro predador, como o tiranossauro.

“As características cranianas primitivas falam do fato de que a maioria das aves do Cretáceo, como Cratonavis, não podiam mover seu bico superior independentemente em relação à caixa craniana e à mandíbula inferior, uma inovação funcional amplamente distribuída entre as aves vivas que contribui para sua enorme diversidade ecológica”, diz paleontólogo Zhiheng Li.

Quanto à estrutura do corpo, o Cratonavis não era muito diferente do pardal moderno. A julgar pela estrutura da escápula muito longa, ela podia voar, e a própria escápula compensava a ausência de um esterno, adaptado para fornecer aos músculos peitorais uma grande superfície de fixação. Os membros posteriores, por outro lado, foram adaptados para agarrar presas com garras e sentar em galhos em vez de se mover no chão.

Os cientistas acreditam que essa mistura de características foi ditada por vários estímulos ambientais durante o período em que a biodiversidade estava se desenvolvendo ativamente. A descoberta em si ajudará a entender melhor o processo evolutivo dos ancestrais dos pássaros modernos.

Sair da versão mobile