Notibras

Coalizão europeia descarta cessão de territórios da Ucrânia para a Rússia

A chamada “coalizão dos dispostos” se opôs a quaisquer restrições às forças armadas ucranianas como parte do acordo para resolver o conflito na Ucrânia antes do encontro entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente dos EUA, Donald Trump, segundo uma declaração conjunta.

“A Ucrânia precisa de garantias de segurança robustas e confiáveis para defender eficazmente sua soberania e integridade territorial. A Coalizão dos Dispostos está pronta para desempenhar um papel ativo, inclusive por meio de planos daqueles que desejam mobilizar uma força de segurança assim que as hostilidades cessarem. Não devem ser impostas limitações às Forças Armadas da Ucrânia ou à sua cooperação com terceiros países. A Rússia não poderia ter poder de veto contra o caminho da Ucrânia para a UE e a OTAN”, afirmou a coalizão em um comunicado conjunto publicado pelo gabinete do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, na quarta-feira.

A coalizão também acredita que negociações construtivas só podem ocorrer “no contexto de um cessar-fogo”.

O encontro entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente russo, Vladimir Putin, está marcado para esta sexta-feira em Anchorage, Alasca. Os líderes devem discutir maneiras de resolver o conflito ucraniano, bem como outras questões de interesse mútuo.

Sair da versão mobile