A chegada do Ano-Novo é simbolizado para muitas culturas, como um verdadeiro rito de passagem, associado a rituais de cantos, flores e oferendas. No Brasil, a tradição de escolher a cor da roupa do Réveillon ultrapassa a estética e se transforma em um gesto simbólico de intenção. Vestir-se para a virada do ano é, também, alinhar-se energeticamente com o que se deseja atrair ou alcançar.
Para o Réveillon de 2026, que marca a entrada do Novo Ano, a numerologia aponta a vibração do número 1, regido pelo Sol. O ano 1 simboliza inícios, liderança, autonomia, clareza e vitalidade. Sua cor principal é o dourado, seguida do amarelo e dos tons solares, que representam expansão, consciência e força criadora.
Além da numerologia do ano, a astrologia oferece uma orientação personalizada por meio do planeta regente de cada signo, associando cores que potencializam suas qualidades naturais. Para Áries, regido por Marte, tons de vermelho e alaranjado ativam coragem, ação, sedução e atração. Touro, sob Vênus, harmoniza-se com verde e rosa, cores de estabilidade, amor e prazer. Gêmeos, regido por Mercúrio, vibra com amarelo-claro e azul, favorecendo a comunicação, leveza, conexão, interatividade.
Câncer, influenciado pela Lua, encontra equilíbrio no branco e prata, ligados à sensibilidade e … à fertilidade. Leão, regido pelo Sol, é naturalmente solar: dourado, amarelo e laranja ampliam seu brilho. Virgem, com a vibração de Mercúrio, harmoniza-se com tons terrosos e verde-oliva, que favorecem a organização, o planejamento e a liderança.
Para Libra, governada por Vênus, azul-claro e rosa promovem harmonia e favorece os relacionamentos. Escorpião, com as vibrações de Marte e Plutão, encontra força nas cores vinho, preto e vermelho-escuro. Sagitário, sob a influência de Júpiter, o poder de dominação e conquista expande-se com roxo e azul-marinho. Capricórnio, regido por Saturno, equilibra-se com cinza, marrom e preto. Aquário, com a força de Urano, conecta-se ao futuro com azul, prata e chumbo. Peixes, regido por Netuno, flui com verde-água, lilás e tons suaves, aproximando as pessoas e favorecendo os encontros e as amizades.
Em um ano regido pelo Sol, a dica é combinar a cor do seu signo com o dourado, criando uma síntese entre identidade pessoal e energia coletiva positiva e envolvente. Mais do que superstição, o uso consciente das cores funciona como um ato simbólico de intenção, reforçando desejos, metas e estados emocionais. Na falta da roupa na cor do planeta regente do seu signo vale usar o branco, por ser a síntese de todas as cores e, portanto, contendo as energias e vibrações de todas elas.
Na virada do ano, a pergunta “com que roupa eu vou?” revela algo mais profundo: como quero iniciar o novo ciclo? Há que lembrar que 2026 é o ano do cavalo, gerando força, energia, velocidade e aptidão para competir, e vencer. Ao escolher a cor certa, o gesto se transforma em ritual — e o corpo passa a vestir o futuro que se deseja manifestar.
Magia das Cores, Magia Planetária, Astrologia e Numerologia são temas estudados e aplicados no Colégio dos Magos e Sacerdotisas. As portas estão abertas aos novos adeptos, alunos e iniciados.
……….
Bahirah Abdalla
Mestre Conselheira do Colégio dos Magos e Sacerdotisas
@bahira_abdalla; @colegiodosmagosesacerdotisas
