Notibras

Comércio abusa de preços altos, vendas natalinas caem e promoções são antecipadas

A queda de 3% nas vendas de Natal, em relação ao mesmo período do ano passado, fez as lojas do Distrito Federal anteciparem o período de liquidação, informou o Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista).

Segundo o sindicato, fatores como alta do dólar, recessão, instabilidade econômica, desemprego e juros altos contribuíram para a redução nas vendas. A concorrência com as feiras e o comércio pela internet também foram apontados como causa para a queda.

“Depois do pior Natal dos últimos dez anos, lojistas têm em mente a necessidade de renovar os estoques em janeiro e todo o esforço é válido para atrair clientes que compraram pouco para o Natal”, afirma o presidente do Sindivarejista, Edson de Castro.

Os produtos com preço atrelado ao dólar apresentaram diminuição de 6% nas vendas. Os segmentos de brinquedos, calçados, confecções e perfumes tiveram aumento de 2,5% neste Natal.

Os lojistas também vão aumentar o prazo de pagamento no cartão e no cheque. A medida é uma forma de estimular o consumo. Segundo Castro, o período de trocas de produtos deve aumentar as vendas em 1,5% – o consumidor acaba comprando outros itens quando está no estabelecimento para trocar o presente.

O Sindivarejista informou que nas festas de fim de ano em 2014 o comércio teve um desempenho 2% maior. Em 2013, o aumento nas vendas.

Sair da versão mobile