O conhecimento e o uso das cores constituem um dos capítulos mais importantes da Magia. Em cada prática, em cada ritual, você pode recorrer a uma ou mais cores, seja com o objetivo de ajudar uma pessoa, seja para estimular seus centros psíquicos, seja para atrair ou afastar determinadas energias cósmicas. Além do septenário tradicional do arco-íris, são empregados nos rituais mágicos as cores ouro, rosa, telha e preto.
O vermelho está intimamente ligado à vida instintiva, aos impulsos primários, à energia física, ao sexo, ao sangue, feridas e agressividade. Combate o medo, a insegurança. Na cromoterapia, é usado no tratamento de debilidades físicas, estados de prostração, anemias. Todavia, o uso exagerado do vermelho produz estados febris, irritabilidade, temeridade, precipitação, e pode abrir caminho a brigas e acidentes. O encarnado é aconselhável sempre que precisemos de energia física para o trabalho e a prática de esportes, por exemplo. Por outro lado, quando nos sentimos de alguma forma débeis, medrosos ou acuados. Em qualquer caso, o vermelho deve ser usado de forma moderada, pois o abuso causará mais prejuízos do que benefícios.
A cor laranja é o melhor estimulante da atividade intelectual e um guindaste para levantar o astral. É excelente usá-lo quando estamos estudando, em períodos de prova, de falhas de memória e da atenção. Constitui um excelente remédio para condições depressivas, inclusive para as que se seguem a rompimentos no plano afetivo. Combate o excesso de fantasia, destacadamente a fantasia erótica. Mas, porque é formada da fusão do amarelo e do vermelho, esta cor, se usada imoderadamente, eleva a pressão arterial, produz irritabilidade e insônia. O uso correto aumenta de forma considerável o poder mental.
O amarelo é também estimulante intelectual, mas de atuação mais branda que o laranja. O abuso do amarelo pode também produzir insônia, excitação nervosa, porém não com a mesma intensidade que o alaranjado. É ótimo para combater o pessimismo e a melancolia. Melhora a saúde e aumenta o poder mental. Está associado às idéias de poder, brilho, riqueza, prosperidade. Quando Você tiver um encontro com pessoas de status social, político ou econômico mais elevado, prepare-se, antes, com uma absorção de energia amarela. Você vai se sentir como um deles, e eles sentirão que você é do mesmo grupo, da mesma vibração.
O verde é a única cor da qual se pode usar e abusar, sem qualquer risco. Suavemente relaxante, combate a insônia e é o grande equilibrador da saúde. É curioso notar a influência do verde no terreno afetivo. Pessoas que têm dificuldade na sua vida amorosa constatam este lado da sua existência mudar progressivamente, durante o uso do verde por um período mais ou menos longo. O verde aquieta os instintos agressivos, acalma as paixões, desperta as emoções mais profundas e bonitas. Quem tem uma presença marcante de verde na sua própria aura irradia à sua volta paz, amor, ternura e uma discreta sensualidade. Como conseqüência, atrairá para si, constantemente, manifestações de simpatia, sedução e amor.
O azul possui três tonalidades – o azul celeste, o azul escuro e o índigo ou anil. Todos os três tons de azul são relaxantes, combatem o nervosismo e a irritabilidade. Entretanto, o azul celeste é o mais repousante. Inspira o romance, estimula a fantasia, o desejo de sair por aí em noites de Lua Cheia. Está associado à idéia de viagens e mudanças, de fertilidade, de passividade, mas também de atratividade magnética. Em cromoterapia, é uma espécie de sedativo, que logo tranqüiliza pessoas excitadas. O azul celeste torna as mulheres mais femininas, estimula seu lado maternal. Mas, pode gerar sonolência; o azul celeste é excelente quando você quer dormir até mais tarde. Já o azul escuro está mais relacionado com as idéias de conforto, bem-estar e o progresso material.
O anil, também chamado índigo, é repousante, porém sua ação é bem mais profunda do que os outros tons desta mesma cor. Certa vez, fiz uma experiência de resultados curiosos. Deixava, duas vezes por dia, um copo de cristal anil cheio d’água na janela e bebia o líquido entre uma e duas horas depois. Tive o que se pode chamar de um “surto” de intuição. Enquanto o corpo relaxava, a mente descia a níveis mais profundos – ou, talvez, subia a níveis mais elevados. O índigo combate as doenças neurológicas, os estados de hiperexcitação; tem, segundo os cromoterapeutas, influência benéfica nos casos de disritmia. Leva as pessoas a buscarem o silêncio, o isolamento.
A cor violeta do espectro solar é a que possui as ondas mais curtas, por isso a sua iinfluência é mais sutil e mais profunda. O violeta é considerado uma cor espiritual e, sem dúvida, está ligado aos centros psíquicos mais elevados da natureza humana. Seu uso, entretanto, pode ser perigoso para pessoas que não tenham avançado alguns passos no caminho da vida interior. Não é por acaso, por exemplo, que muitos motéis colocam lâmpadas violetas nos apartamentos, assim como os ambientes das boates e casas noturnas. Essa cor pode levar a uma experiência de consciência cósmica como ao estímulo e liberação de instintos reprimidos, à degradação. alcoolismo, ao consumo de drogas, à debilitação da vontade, a condições depressivas, às mil formas de auto-ilusão, inclusive, e principalmente, no plano espiritual. É roxo, sem dúvida, o falso misticismo, como roxos são os que exploram a boa fé do próximo, os que enriquecem à custa da religiosidade, os hipócritas de todos os matizes. O fanatismo, que responde por tantos crimes na história das religiões, é certamente violeta. Se você não se sente em condições de usar esta cor, deixe para mais tarde, quando não mais houver na sua alma nenhuma mágoa, nenhum impulso reprimido.
O dourado tem mais ou menos os mesmos efeitos do laranja e do amarelo, mas tende a estimular a vaidade, o narcisismo, a arrogância e a autocomplacência. Em pessoas mais elevadas, reforça a generosidade, uma bondade natural. É uma cor de poder e está, mais do que qualquer outra (é a cor do “vil” metal…) associada ao dinheiro, à riqueza material. As pessoas que vibram em dourado são sempre o centro de atenções, algo assim como o astro rei.
A cor rosa, assim como o dourado, é considerada a oitava superior do amarelo. Como resultado da mistura de magenta, amarelo e preto, o rosa representa a oitava superior do vermelho. É, digamos assim, um vermelho suave, sem a impulsividade e agressividade, com tendência à vida instintiva, que marca a cor primitiva. O rosa deve ser utilizado nos mesmos casos em que se usa o vermelho, sem os riscos que esta cor envolve, desde que não haja abuso. Ele estimula todos os instintos, porém de maneira sutil. É um ótimo aperitivo para o amor.
O telha é uma mistura de marrom e vermelho; esta cor é usada em Magia mais para ajudar outras pessoas do que a si próprio. O telha estimula o lado romântico. Se Você usar uma camisa de cor telha, vai despertar em outras pessoas o desejo de viajar, de experimentar alguma mudança, de passear na beira do rio em noites enluaradas.
A cor branca é composta por todas as cores do arco-íris, refletindo as frequências de luz contidas em cada uma delas. É uma das cores mais puras e poderosas do espectro visível, associada à pureza, à inocência e à espiritualidade. Ela representa a luz divina e a conexão com o plano espiritual. A cor branca é também associada à proteção e à defesa contra energias negativas. Ela pode ser utilizada em rituais e práticas para criar um escudo protetor ao redor de uma pessoa ou local. Como poderoso poder de cura, o branco ajuda a purificar e equilibrar a energia do corpo e da mente. Ela pode ser utilizada nos hospitais, em terapias de cura energética e nas práticas de meditação.
O preto é a ausência de todas as cores, e o seu uso transmite um ar de gravidade, sobriedade, seriedade, e de atração. As pessoas negativas, pessimistas, e as que ainda não atingiram um grau maior de refinamento espiritual devem abster-se do uso do preto, inclusive porque podem atrair forças com as quais não têm condições de lidar. É comum pessoas depressivas – homens e mulheres – terem todo um guarda-roupa preto. No terreno do ocultismo, seu uso é mais difundido nos rituais saturninos da Magia Planetária e em experimentos e cerimônias de Alta Magia.
Há uma variedade de formas para o uso das cores. Um quarto pintado de azul ou verde convida ao repouso. Peças cor-de-rosa em uma sala torna as reuniões mais alegres, mais vivas. Um escritório, uma sala de estudos com paredes amarelas são ótimos para o trabalho. Um ambiente carregado de vermelho vai conduzir, com o tempo, a brigas e intrigas. A utilização dos raios cromáticos mais recomendável é através de lâmpadas coloridas, água exposta a essas lâmpadas e vasilhames coloridos.
Você certamente já ouviu falar de aura, uma luz intensa e colorida que envolve nossos corpos físicos. É a cor e o brilho que nos leva a determinados estados de espírito ou estágios de consciência.
Paranormais sensitivos que têm a visão da aura humana podem perceber com facilidade a aura de uma pessoa e interpretar suas vidas a partir do que veem. Caso notem uma coloração amarela, saberão tratar-se de uma pessoa magnética, cheia de vida. Quando a cor é próxima do preto, a pessoa estará debilitada, deprimida, com pouca vitalidade. O método de fotografia da aura humana criada por Kyrlian permite hoje que fotografemos a aura, independentemente de poderes paranormais. A partir da fotografia, existe um método de interpretação do colorido. O estudo e a aplicação da cor para correção de disfunções áuricas já são largamente difundidas entre médicos e terapeutas com o rótulo de Cromoterapia. São várias as clínicas e hospitais que pintam suas paredes com cores que se adequam às terapias propostas. Em clínicas psiquiátricas, por exemplo, é comum encontrarmos paredes pintadas de azul, uma cor repousante. Nos templos devotados a Exu, por outro lado, há predomínio da cor vermelha, excitante.
……………..
*Texto extraído do livro Portal da Magia. SEABRA, Geraldo. 2005.
Geraldo Seabra, Jornalista, Astrólogo, Alquimista, Tarólogo, fundador do Colégio dos Magos de Brasília e autor do livro Portal da Magia. @colegiodosmagosesacerdotisas
……………..
Os estudiosos das Ciências Ocultas que querem aperfeiçoar os seus conhecimentos herméticos, o Colégio dos Magos e Sacerdotisas está convocando novos membros para ingresso na Irmandade. Aos interessados, no mês de agosto serão iniciados os cursos online de “Magia: fundamentos e práticas”, ministrado pelo alquimista Marco Mammoli e “Tarot, o Oráculo das Predições: Passado, Presente e Futuro”, ministrado pelo tarólogo e quirólogo Giovanni Seabra. As matrículas estão abertas. Outras informações entrar em contato direto com o @colegiodosmagosesacerdortisas, através da Bio, Direct, ou pelo WhatsApp: 81 997302139.
