Desde o momento que chegamos a esse plano até que nossa volta ao éter seja determinada, nosso objetivo principal é apenas um… ser feliz. Não sabemos exatamente o que isso significa. Sabemos que é algo bom. E desejamos tal estado em nossa vida. Não importa exatamente como. Nem por quê. Simplesmente queremos ser felizes. Simples assim…
Mas… o que, exatamente significa “ser feliz”? É uma pergunta realmente capciosa. Se formos considerar a definição de “ser feliz” segundo preceitos pré-determinados, ser feliz pressupõe seguir uma série de normas… como se a vida real pudesse ser regida por normas criadas pelos mortais…
Segundo os teóricos, o primeiro passo para você ser feliz é ser autêntico e se aceitar exatamente como você é… ser autêntico nessa Sociedade onde vivemos, onde usar uma máscara não é opção, mas imposição, é meio complicado. Para que você seja aceita por sua comunidade, tem que seguir uma série de normas. Não pode agir em desacordo com aquilo que foi determinado como “certo” pelo grupo, sob pena de ser excluída do mesmo. Ser você mesma? É expressamente proibido. E o segundo item desse primeiro passo torna-se impossível de se realizar… a auto aceitação. Se você tem que seguir normas, e na maioria das vezes essa norma vai contra seus mais íntimos desejos, a auto aceitação simplesmente não existe. Porque você vai agir de acordo com os preceitos que te foram passados. E como aceitar algo com o qual você não concorda? Meio difícil…
O segundo passo seria criar conexões de afeto com as pessoas que gravitam ao seu redor. Isso aparentemente é mais fácil… afinal, temos tendência a nos apegar àqueles com os quais nos identificamos. Mas nada é fácil ou simples nessa vida. E, muitas vezes, essas conexões mostram-se tão frágeis quanto uma flor que se despetela ao primeiro sinal de ventania anunciado… e, com isso, o Amor que seria o complemento desse afeto acaba por não acontecer…
A gratidão seria o próximo passo. Mas estamos muito ocupadas tentando ser felizes para que possamos agradecer pelas coisas que alcançamos. Pois ainda estamos longe do pódio e não percebemos que a caminhada pela vida é feita em etapas. Um passo por vez, para que possamos alcançar a fita da chegada… por consequência, estamos sempre de olho no futuro, planejando como agir quando atingirmos nosso objetivo, nos esquecendo da velha máxima que o futuro é simplesmente inalcançável… pois ele rapidamente se transforma em presente e, num átimo de segundo, já se torna passado…
O próximo tópico é ainda mais difícil de alcançar… ter um propósito na vida. Tudo bem, ao falarmos assim parece algo fácil. Afinal viver sem propósito é algo impossível, não é mesmo? Mas esse propósito não deve ter motivação egoísta… devemos sempre colocar o bem-estar das outras pessoas como um objetivo a seguir. E só então conseguiremos concluir esse passo rumo à felicidade…
Devemos ser resilientes…entender que aqueles momentos não tão bons são um caminho necessário para que no final da jornada consigamos alcançar nosso objetivo… parece simples, mas não é… como podemos aceitar coisas tristes acontecendo em nossa vida como um passo a ser dado para que alcancemos nosso objetivo final? Difícil, não é?…
E, finalmente, concluindo a lista de passos para alcançar a felicidade, algo simples, que é uma constante em nossa infância… ver a beleza nas coisas mais simples que ocorrem ao nosso redor. Abrir os olhos e sentir a felicidade em um sopro de vento, um perfume exalado por uma flor, sentir-se vivo ao ouvir o riso de uma criança… mas a correria de nosso dia a dia nos torna cegos e surdos para a maioria desses sinais… e perseguimos a Fortuna com os olhos vendados, sem perceber que esta está ao nosso lado o tempo todo, e simplesmente não a deixamos compartilhar nossa vida…
Teorias de como ser feliz existem aos montes. Todas mostrando o caminho a trilhar. Mas, se fossem práticas, não seriam teorias. E na verdade ser feliz se resume em algo simples, que nossa cegueira não nos deixa perceber… ser feliz é aceitar as coisas que acontecem em nossa vida e procurar, como as crianças, ver sempre seu lado bom. Ver o mundo de uma forma positiva. Sem nos importar com o lado ruim que a vida tem. Porque ela tem uma coisa maravilhosa… ela é bela em todos os seus aspectos. E se as coisas desandam de vez em quando, não é por culpa dela, mas nossa… pois muitas vezes, na ânsia de alcançarmos mais rapidamente nosso objetivo, acabamos por enveredar por caminhos obscuros, que nos conduzirão não à felicidade tão desejada… mas ao abismo das trevas eternas…
Deseja ser feliz? Então simplesmente passe a reparar mais em coisas simples. Quando você era criança não necessitava de muito para ficar alegre, se lembra? Um cabo de vassoura tornava-se um pônei lindo, uma latinha velha se transformava em um carro potente, uma bonequinha de plástico era, em sua imaginação, a mais linda das princesas que estava ao seu lado. E seus pais… eram as pessoas mais sábias de todo Universo, sempre prontos a te acolher e te dar carinho… amor… felicidade. Você não precisava de grandes posses para ser feliz. E ainda não precisa. Pense nisso…
