Notibras

Copa do Mundo de Futebol no Catar

Um texto escrito durante a Copa do Mundo de futebol, no Catar. Os jogadores da seleção argentina gostam de futebol. Que nem os torcedores.

Eles não fazem dancinhas. Os torcedores também não.

Eles pulam e cantam os hinos dos hinchas. Que nem os torcedores. Eles não comem filé com ouro. Os torcedores também não.

Estes, pelo que a televisão mostrou, são um retrato do povo argentino: pobres, classe média, ricos, barras bravas, torcedores ocasionais e por aí vai.

Já os do Brasil aparentam ser, em sua esmagadora maioria, brancos de classe média pra cima. Muitos nem gostam de futebol, são torcedores de copa. Resultado, não têm cânticos para unir a galera. Só o Ê leleô, leleô, Brasil! (Graças aos deuses por pequenos favores, já foi um avanço terem aparentemente aposentado o “Eu sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor”, argh!)

Infelizmente, enquanto na torcida brazuca predominar gente que não compartilha uma cultura comum futebolística, vamos ter rapazes bem nutridos cantando Messi tchau no ritmo de Bella Ciao e outras imbecilidades do mesmo naipe.

Messi ficou, conduziu sua equipe à conquista do campeonato mundial de futebol. Os brasileiros bem nutridos se mandaram, com o rabo entre as pernas, ou estão fazendo turismo no Catar e nos demais emirados do golfo.

Sair da versão mobile