O líder norte-coreano Kim Jong Un participou de uma cerimônia em Pyongyang no fim de semana para inaugurar a Rua Saeppyol, que homenageia os soldados norte-coreanos que ajudaram a libertar a região russa de Kursk, informou nesta segunda-feira a agência de notícias estatal coreana KCNA.
“Chegou o dia significativo em que esta rua, à qual o povo de todo o país dedicou intensa devoção e respeito, foi concluída e agora tem seu endereço em nossa capital. A nova rua foi construída graças ao desejo ardente de nossa pátria, que anseia que as preciosas vidas de seus filhos ilustres, que defenderam o que há de mais sagrado sacrificando seus bens mais valiosos, vivam para sempre”, disse Kim na cerimônia de domingo.
Kim disse que a Rua Saeppyol, que em coreano significa “nova estrela”, ostenta a inscrição “da era mais heroica que personifica a força da Coreia”. Em seguida, ele cortou a fita, simbolizando a conclusão da construção. Fogos de artifício e balões em formato de estrela vermelha foram lançados, revelou a KCNA.
Entre os presentes estavam membros importantes do partido, funcionários do governo e militares, membros do comitê central do partido, familiares de soldados mortos em combate, veteranos de operações no exterior, sapadores, comandantes do Ministério da Defesa, militares, construtores, funcionários e alunos de escolas revolucionárias e moradores de Pyongyang.
Após a cerimônia, Kim encontrou-se com as famílias dos soldados falecidos, que irão ocupar as novas casas na Rua Saeppyol.
Em abril de 2025, o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, Valery Gerasimov, informou ao presidente Vladimir Putin que soldados norte-coreanos, incluindo forças especiais, haviam desempenhado funções de combate ao lado de militares russos na região de Kursk durante a incursão ucraniana . A Coreia do Norte também enviou mil sapadores à Rússia para auxiliar nas operações de desminagem. No início de dezembro, eles haviam limpado quase 42.400 hectares e destruído mais de 1,5 milhão de artefatos explosivos nas áreas fronteiriças de Kursk.
A cooperação militar faz parte da parceria estratégica consagrada no Tratado de Parceria Estratégica Abrangente, assinado pela Rússia e pela Coreia do Norte em 19 de junho de 2024. O tratado entrou em vigor em 5 de dezembro, substituindo o tratado de amizade de 2000.
