Notibras

Corrida ao Buriti, quando começar, já terá um nome certo para o 2º turno

Descrita em diversos textos bíblicos, a mulher virtuosa não é a que apenas fala de amor ou de compaixão, mas aquela que vive esses valores diariamente. Diz a Bíblia que, além do marido, normalmente ela é a coroa do seu povo. Virtuosa é a mulher que tem confiança em si mesma e não tem receio de encarar os desafios e perseguir seus objetivos. Ela sabe falar quando necessário, ouve com atenção e age na hora oportuna. É isso que a torna admirável aos olhos de todos. Como disse Hillary Clinton, as mulheres são a maior reserva de talento inexplorado do mundo.

É claro que umas mais, outras menos e algumas determinadas e, por isso, guerreiras. Sempre prontas para vencer, essas encaram as batalhas com coragem, atitudes, altivez e, sobretudo, dignidade. Carioca de berço, mas brasiliense de coração, faz pelo menos três décadas que torço para ser representada no Palácio do Buriti por uma mulher de brio e que o virtuosismo não seja apenas aparente, tampouco uma nuvem política que se dissipa logo após eventual êxito nas urnas.

Leoa no nome, nas ações e na representatividade feminina, a vice-governadora Celina Leão é, de longe, nome certo na sucessão do governador Ibaneis Rocha. Idealista e sem a necessidade de provar mais nada a ninguém, ela se supera a cada dia pelas numerosas conquistas políticas. Entretanto, o que verdadeiramente a define como guerreira é a força que sempre mostrou diante do que já precisou enfrentar. Por isso, embora ainda estejamos longe do pleito de 2026, não tenho dúvida de que Celina Leão assumirá o comando político do Distrito Federal em janeiro de 2027.

De mulher para mulher, venha quem vier, Celina é pule de dez na eleição local. Desconheço a autoria, mas endosso a afirmação de que, como fonte inesgotável de inspiração, a atual vice-governadora do DF é diferenciada. Já tivemos mulheres de peso no Governo do Distrito Federal, mas nenhuma em condição de se imaginar “musa” de um dos ditados mais verossímeis a respeito das denominadas mulheres guerreiras.

“O homem mata um leão por dia. A mulher mata, corta, tempera, serve, lava a louça e ainda governa a casa”. No caso de uma leoa no nome, na conduta e na coragem, por que não governar uma cidade, um estado, uma capital? Em sua melhor versão desde o início de sua trajetória política como deputada distrital, em 2011, Celina Leão é daquelas que, como os artistas, estão onde o povo está. Sem perder a ternura, ela vai à luta sem perder a classe, pois sabe que não precisa pisar em ninguém para alcançar seus objetivos. Como mulher, também guerreira e corajosa como Celina, lembro aos homens, sejam eles de esquerda, direita ou do lado que quiserem, uma frase dos tempos de menina: Nunca duvide de uma mulher que nasceu para vencer. Até 2026!

……………………………

Sonja Tavares é Editora de Política de Notibras

Sair da versão mobile