Notibras

Crucificados pela crise, RR e mais 12 governadores vão a Temer com pires na mão

Entrevista coletiva de Rodrigo Rollemberg após encontro com Temer (Valter Campanato/Agência Brasil)

Marta Nobre, Edição

O governador Rodrigo Rollemberg, disse nesta terça (16) que o presidente interino Michel Temer demonstrou estar “aberto ao diálogo” e ser “compreensivo” com a situação dos estados, além do Distrito Federal, que ainda pedem socorro mesmo após a aprovação do projeto de lei que trata da renegociação das dívidas estaduais com a União.

Rollemberg e mais doze governadores se reuniram com Temer no Palácio do Planalto, para apresentar uma fieira de dificuldades econômicas. O grupo argumenta que, apesar do acordo para o alongamento dos débitos, algumas unidades da federação ainda precisam de auxílio federal.

Segundo Rollemberg, Temer vai determinar à equipe econômica a busca de alternativas para resolver a situação. As demandas deverão ser resolvidas separadamente para cada uma das unidades da federação, já que o fundo de exportação, por exemplo, pode atender a algumas e a retomada de empréstimos a outras.

“Há uma percepção de que a renegociação favoreceu bastante alguns estados que têm um nível de endividamento muito grande, mas outros estados, como os do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, continuam com dificuldades muito grandes. As alternativas vão ter que ser tratadas de acordo com as características de cada estado”, disse o governador do DF.

Sair da versão mobile