Notibras

Cruzeiro faz festa para comemorar seu 58º aniversário

Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

As atividades em comemoração aos 58 anos do Cruzeiro começam nesta quinta-feira (16) e vão até o fim de novembro. No período, estão previstas competições esportivas, como o 1º Aberto de jiu-jitsu e a 1ª Copa master de futsal de campo, além de corte do bolo.

A coroação do rei e da rainha da Associação de Idosos do Grupo Fraternidade abre a programação de aniversário da região administrativa. A atividade ocorre em 16 de novembro, a partir das 15 horas, no Centro de Convivência do Idoso, na Quadra 805, no Cruzeiro Novo.

Em 28 de novembro, será a vez de outra associação de idosos — a Paz e Amor —, também coroar seu rei e sua rainha da terceira idade. A cerimônia será a partir das 15 horas, no Salão de Múltiplas Funções da Biblioteca Pública do Cruzeiro, na Quadra 3, Área Especial, no Cruzeiro Velho.

A ocupação do Cruzeiro ocorreu em 1955 nas terras da Fazenda Bananal — área desapropriada para a construção da nova capital — de modo a abrigar funcionários públicos do Rio de Janeiro transferidos para Brasília.

Concebido como parte do Plano Piloto, o Cruzeiro foi fundado em novembro de 1959. A comunidade introduziu hábitos e costumes cariocas, como o gosto por carnaval e escolas de samba.

A equipe do arquiteto Lucio Costa (1902-1998) foi responsável pelo projeto urbanístico do local e pelo nome inicial — Setor de Residências Econômicas Sul (SRES) —, atual Cruzeiro Velho.

O Decreto nº 10.972, de 1987, declarou a data oficial de fundação do Núcleo Urbano do Cruzeiro, e a região administrativa, batizada com o nome atual, foi criada pela Lei nº 49 de 25 de outubro de 1989.

Sair da versão mobile