Notibras publicou na madrugada de segunda-feira, 24, matéria com o título https://www.notibras.com/site/ma-harmonizacao-facial-e-assedio-sexual-enterram-odontologia-em-minas/, tendo como retranca ‘O sorriso do mau‘. O texto, assinado pelo repórter investigativo Antônio Albuquerque, aborda uma suposta, embora bem rumorosa, crise no Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO/MG), citando fatos que, em tese, envolvem seu ex-presidente Raphael Mota.
A repercussão da reportagem incomodou o odontólogo Mota, que nos enviou mensagem exigindo “retratação”, e a “retirada” da citada matéria, por tratar-se, segundo ele, de texto “apócrifo”.
Cabe esclarecer que a matéria jornalística não só não é “apócrifa” como está assinada pelo jornalista Antônio Albuquerque, com a colaboração de correspondentes em Minas Gerais e nos Estados Unidos da América.
A matéria é toda baseada em farta documentação, relatos fidedignos e fatos de conhecimento público. Exigir sua “retirada” é uma demonstração de autoritarismo incompatível com o regime democrático em que vivemos e com a sagrada liberdade de imprensa.
Quanto a “retratação”, também exigida pelo citado dentista, cabe a ele, na avaliação da Diretoria de Redação de Notibras, procurar os canais legais para conseguir provar que a verdade não é verdade. No mais, é um exercício explícito de arrogância de sua parte.
Notibras é um veículo da imprensa livre, tradicionalmente defensor, ao longo dos seus 26 anos de história, do regime democrático e da liberdade de expressão. Nossa missão é a defesa de elevados valores éticos e morais que estão acima da conveniências de quem quer que seja.
Pluralista, Notibras está aberto à publicação do “outro lado”, com a versão do odontólogo Raphael Mota. E isso, em havendo interesse do ‘outro lado’, será feito com inegável sentido de dever e respeito ao nosso passado, presente e futuro de um portal de notícias livre e respeitado.
…………………………
Marta Nobre é Editora Executiva de Notibras
