Notibras

Dirigente de montadora anuncia investimentos na capital do país

O vice-presidente Sênior da BYD no Brasil, Alexandre Baldy, anunciou investimentos robustos da montadora chinesa na Capital Federal. Foi durante evento promovido pelo Lide Brasília — Grupo de Líderes Empresariais, no Lago Sul. Mais de 250 empresários, dirigentes classistas e políticos estiveram no encontro.

“Brasília terá um centro de distribuição de peças e partes; um centro de manutenção de peças e partes; e um centro de reavaliação de baterias. É uma decisão de longo prazo, porque a bateria tem vida útil até 30 anos. Temos essas jornadas aqui para o Distrito Federal, para que a gente possa atender o mercado do Centro-Oeste e parte do Norte. E, também, um centro de manutenção. Vamos ter, no Brasil, três centros de experiência BYD: um em São Paulo; o segundo em Brasília; e o terceiro ainda está por ser decidido”, revelou.

O anúncio feito pelo executivo da montadora chinesa atendeu aos pedidos do governador Ibaneis Rocha e do presidente do Lide Brasília, Paulo Octávio, que defendiam a instalação de uma fábrica da BYD em Brasília ou Entorno. Baldy ainda revelou que a maior concessionária BYD do Brasil, em tamanho e em número de vendas, está na capital federal. “Quando falamos em inovação tecnológica, o Distrito Federal desponta no cenário nacional”, enfatizou.

O governador Ibaneis Rocha revelou, por sua vez, que Brasília projeta ter até o final do ano uma frota de ônibus 100% elétricos na área central do DF. “Até o final do ano, todos os ônibus que vão percorrer as ruas do Plano Piloto serão elétricos, um projeto para depois alcançar todas as linhas de ônibus, na renovação que vai ser feita daqui a alguns anos. Nós somos a capital da República, temos que dar exemplo ao País. E temos feito isso”, explicou.

“Nós temos avançado muito nessa pauta da descarbonização, e um dos melhores meios é exatamente através da utilização de veículos híbridos e elétricos. E os números são assustadores, assim, nós multiplicamos por mais de 10 a venda de veículos dessa qualidade”, detalhou, lembrando o fato de que carros elétricos e híbridos estão isentos do IPVA.

Ibaneis Rocha ainda disse que o Executivo quer ampliar a política de eletromobilidade a taxistas aos motoristas transporte por aplicativos. “Fizemos um programa para taxistas, envolvendo o sindicato, criando condições especiais para que todos possam adquirir veículos elétricos. E estamos pensando também em uma forma de colocar os veículos de aplicativo nesse projeto”, disse.

Para o empresário Paulo Octávio, a palestra de Alexandre Baldy reforça o compromisso do grupo em promover discussões relevantes para a cidade e para o Brasil. “Ter aqui uma liderança como ele, com sua experiência no setor público e agora à frente da BYD no Brasil, é muito importante. Isso abre possibilidades para investimentos na região e para fortalecer a pauta da sustentabilidade e da inovação tecnológica”, destacou.

Sair da versão mobile