Notibras

E o príncipe virou sapo…

O que leva duas pessoas que se amavam tanto resolverem separar seus destinos? Afinal, quando iniciaram sua caminhada pensavam em trilhá-la juntos, até que chegasse o momento da viagem final, e de repente…

Uma relação a dois é complicada. É mais do que estarem juntos. É ser cúmplices um do outro, sem que haja cobrança, sem que tenha um motivo que justifique suas ações…

Por algum motivo que não nos é bem explicado, aquilo que parecia ser Amor Infinito de repente vai perdendo sua magia…é como uma flor que aos poucos vai fenecendo… e aparentemente nada há que se fazer para recuperá-la…

Muitas vezes não se percebe os primeiros sintomas dessa ruptura no relacionamento. É algo que avança silenciosamente em sua vida… quando percebe, toda a magia que cercava o casal desapareceu e o príncipe encantado não tem mais o encanto de outrora, assim como a princesa adormecida de repente deixa de ser tão bela, pura e casta como no início da aventura… sim, porque os dois viveram uma aventura por algum tempo, quando se encontravam juntos no Castelo dos Sonhos, que faz parte da vida de todos nós…

No início, quando se conheceram, o candidato a príncipe é todo mesuras… palavras bonitas, buquês de flores, doces, passeios… a candidata a princesa é toda delicada e, com seus olhares furtivos, promete que o Paraíso será seu destino, onde os dois viverão em felicidade eterna…

Como dizia o poeta, “que o Amor seja eterno enquanto dure”… sim, às vezes a eternidade passa em um átimo de segundos… e os sonhos vão se desmoronando como um castelo de areia na beira da praia sendo levado pela primeira onda que o alcançou…

Mas por que tal acontece na vida de algumas pessoas? Simples… todos temos sonhos, desejos, expectativas… e desejamos alcançar a Felicidade, não importa de que maneira… e por esse motivo, costumamos projetar em nossos parceiros aquilo que pensamos ser nosso objetivo comum… o problema? Assim como temos nossos sonhos, nossa cara metade também os tem. E nem sempre são coincidentes…

Muitas vezes o que mantém duas pessoas juntas são seus filhos. O desejo de fazê-las felizes faz com que o casal “se sacrifique” enquanto sua prole vai crescendo feliz por seus pais serem tão unidos… bem, unidos, pero no mucho… não é raro haver discussão entre os dois… que, envoltos em seus problemas conjugais, não percebem o quanto isso vai impactar na vida futura de seus herdeiros…

O sonho de todos os filhos é que seus genitores permaneçam juntos, protegendo-os das intempéries da vida. Mas quando o casal está totalmente desconectado, tal associação faz mais mal que bem na formação dos pequenos. Porque suas ações causarão traumas na alma das crianças. Traumas tão fortes que muitas vezes não se dissipam nunca…

Não há nada pior para uma criança que ver seus pais brigando, um agredindo o outro. E estes nem percebem o estrago que estão fazendo. Porque estão tão envoltos em sua querela que não veem o mal que fazem, ao marcar a alma daqueles que deveriam proteger…

A união entre duas pessoas torna-se impossível conforme vai se deteriorando. Quando tudo estiver consumado, o respeito entre essas terá desaparecido completamente. E aquela pessoa que um dia foi a mais importante de sua vida de repente tornou-se uma completa estranha, alguém que você simplesmente não sabe quem é, na realidade. Pois os laços que os uniam foram se desfazendo… e de uma hora para outra, deixaram de existir…

Se estamos ao lado de alguém e realmente o amamos, devemos sempre cuidar desse Amor com carinho e devoção. Pois o Amor precisa ser cuidado. A pessoa amada necessita saber que é importante em nossa vida. Ela precisa sentir que é a coisa mais preciosa que temos, que não saberíamos como viver longe dela. Claro que esta é uma via de mão dupla. O sentimento tem que ser recíproco…

Pequenos gestos de atenção, palavras ditas na hora certa… apoio àquilo que é importante para sua cara metade… gentilezas, sem parcimônia. Claro que não estaremos ao lado de nosso parceiro 24 horas por dia, afinal, temos que viver, respirar… e o Amor não deve ser algo sufocante. Ao contrário, deve nos dar a sensação de calma, tranquilidade…

Quando estivermos nervosos, jamais responder a uma provocação… pois as palavras que saem de nossa boca são como flechas… uma vez disparadas, não tem como impedir que sigam seu destino… e com certeza, irão ferir, magoar a pessoa que amamos. Mas que aos poucos deixaremos de amar, se não percebermos a tempo que o caminho que ambos seguimos irá nos distanciar cada dia mais…

Nenhuma relação sobrevive quando os objetivos de ambos são tão díspares, nada tendo em comum… quando a gentileza deixa de existir em uma relação, quando as necessidades de um perdem importância aos olhos do outro… bem, isso normalmente significa que um dos dois irá descer do barco, pois caso contrário irá naufragar… na verdade, já naufragou. O que tentarão é se manter respirando, alcançando a terra firme…

E assim a aventura encantada se encerra… as cortinas se fecham, as luzes da Ribalta se apagam… o Amor entre o príncipe e a princesa deixou de existir… o príncipe virou sapo, a princesa, bruxa… e os atores dessa tragicomédia não retornarão ao palco para agradecer os aplausos, pois esses não virão para os dois…

Sair da versão mobile