A Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da 15ª Delegacia de Polícia, prendeu um homem de 34 anos, autor de duas tentativas de homicídio qualificado, além de ofensas, ameaças e crimes com arma de fogo.
A ação recebeu o nome de Operação Schuss — termo alemão que significa “disparo” — em referência aos múltiplos tiros efetuados pelo autor contra as vítimas e aos disparos realizados posteriormente em outro endereço.
O crime
As vítimas, uma mulher de 48 anos e um homem de 51 anos, foram até a residência do autor, situada na QNM 06, em Ceilândia, após ele proferir injúrias e ameaças contra ambos.
Ele não atendeu a porta e, quando as vítimas retornavam ao veículo, por volta das 22h, o agressor saiu armado da casa e efetuou diversos disparos, atingindo o homem nas costas e causando ferimento de raspão na mulher. O carro do casal também foi perfurado.
Após o primeiro ataque, o autor se deslocou até a frente da casa da genitora da vítima, na QNM 24, também em Ceilândia, onde realizou novos disparos.
Durante as diligências iniciais, foram encontrados estojos e munições calibre 9mm tanto na QNM 06 quanto na QNM 24, reforçando a dinâmica violenta dos crimes.
A investigação
A PCDF, através dos agentes da 15ª DP e dos peritos do IC/PCDF realizou entrevistas com vítimas e testemunhas, analisou os vestígios balísticos e representou ao Judiciário por prisão preventiva e mandado de busca e apreensão contra o autor.
A prisão
O criminoso estava escondido na casa de uma prima, no Sol Nascente, onde buscava abrigo para evitar a captura.
Após monitoramento e diligências de inteligência, equipes da 15ª DP conseguiram localizá-lo, surpreendê-lo e realizar sua prisão.
No cumprimento do mandado na casa do autor, a arma utilizada não foi localizada. Entretanto, os policiais encontraram e apreenderam:
• diversas facas de lâmina grande;
• uma espada de lâmina longa.
O material foi recolhido por representar risco à ordem pública e evidenciar comportamento violento.
Na 15ª DP, ele foi indiciado pelos seguintes crimes:
• Dupla tentativa de homicídio qualificado
• Dupla Injúria
• Dupla Ameaça
• Porte ilegal de arma de fogo de uso restrito
• Disparo de arma de fogo
Somadas, as penas de tais delitos podem superar 52 anos de reclusão. As diligências seguem para localização da arma utilizada nos disparos e complementação do conjunto probatório.
