Notibras

Estado do Rio pretende vacinar 113 mil meninas contra HPV

Público a ser atingido inclui homens e mulheres. Foto/Divulgação

A partir de hoje (10), todas as clínicas da Família e centros municipais de Saúde do Rio de Janeiro irão oferecer a vacina contra o papiloma vírus humano (HPV), para prevenir o câncer de colo do útero. A meta do município é imunizar 113 mil meninas, 80% da faixa etária na capital fluminense.

As adolescentes entre 11 e 13 anos são a população alvo da campanha. Por isso, equipes de vacinação irão a algumas escolas das redes pública e privada. Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e, em 2016, às meninas de 9 anos.

Para receber a dose nas unidades de saúde, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identidade. Para receber a vacina nas escolas participantes da campanha, os pais deverão assinar um termo de autorização. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose.

A vacina contra o HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não tiveram contato com o vírus e é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países. O câncer de colo de útero é o terceiro que mais atinge as mulheres, segundo a Organização Mundial da Saúde. A entidade estima que haja 290 milhões de portadoras da doença no mundo e que, a cada ano, morram 270 mil mulheres devido ao câncer de colo do útero. O Instituto Nacional do Câncer prevê o surgimento de 15 mil novos casos da doença no Brasil e cerca de 4.800 mortes.

O Ministério da Saúde orienta às mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos que façam anualmente o exame preventivo, o papanicolau. A vacina não substitui o exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Pode ser transmitido também da mãe para filho no momento do parto.

 

 

Sair da versão mobile