Notibras

EU NUNCA FUI PILCHADO

Meu amigo, falando em Inter, ser canhoto e Semana Farroupilha, certa feita pedi carona para ir ao Beira-Rio pro velho. Morava perto dele, no Belém. Lá fui eu na pernada até a Chácara. Chegando, eis que me pediu para que fosse atracar o reboque no carro, buscar dois cavalos e embarca-los com mais dois conjuntos de arreios.

Ele iria emprestar os animais para dois amigos desfilarem na pista atlética no intervalo do jogo. Beleza, fomos nós pro jogo. Ledo engano. O velho me pediu para voltar à chácara e carregar mais dois pingos, arreios coisa e tal. Foi ele pro jogo. Calculei pegar o segundo tempo. Certinho. Cheguei de volta com os cavalos uns 30 minutos depois. Vou conseguir ver o final do primeiro tempo, pensei.

Pensei, mas pensei errado. Os quatro fantasiados de gaudério não sabiam encilhar a matungada. Bueno, eu fazendo a mão, um deles, agradecido e empático, perguntou se eu não iria desfilar.

“Não, amigo. Não tenho pilcha.”

Sendo assim, aguardei eles darem a volta, desfilarem na pista. Ao entrarem no estádio, portão 7, dois dos ginetes quase caíram para trás com os cavalos assustados saltando sobre as grades do fosso. Na hora me assustei também, mas depois lamentei não terem se estatelado. Até porque, na hora do inesperado salto, os dois, com as pernas já pra cima, se “seguraram na boca” dos pobres bichos, apavorados com todo aquele muvucão furioso.

Resumo da ópera. Voltaram, desencilhei os quatro cavalos, dois deixei no suplementar pastando junto com as quatro encilhas ao sol. Levei dois, voltei, carreguei os outros dois, os arreios, esperei mais cinco minutos e carreguei mais o cavalo que gentilmente topou me dar carona pra ver o jogo.

Chegando de volta, além de desembarcar os animais e guardar a traquitana toda, só me restou agradecer pela generosidade da carona, pelo excelente programa de domingo. Desde então, em semana farroupilha, renuncio da condição de gaúcho. Até porque, como disse, não tenho pilcha.

Resta registrar que, final das contas, a sabedoria do cavalo, garupa do qual querendo pegar carona, acabei carregando o animal no lombo, foi tal que, além da lição e da experiência a mim proporcionadas, também garantiu a vitória do Colorado por 2×1, uma vez que evitou que o despilchado pé-frio adentrasse a Catedral Beira-Rio.

Sair da versão mobile