Notibras

Ex-prefeito do PT vai apoiar pré-candidato Marcelo Crivella

A dois dias do Encontro Estadual do PT do Rio, quando será homologada a pré-candidatura do senador Lindbergh Farias ao Governo do Estado, a legenda sofre debandada geral de militantes, que irão apoiar outras pré-candidaturas. Depois de cinco secretários municipais do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, além do presidente de uma empresa pedirem licença do partido para apoiar o Luiz Fernando Pezão (PMDB), agora é a vez do ex-prefeito Godofredo Pinto apoiar o representante do PRB, senador licenciado e ministro da Pesca, Marcelo Crivella.

Godofredo Pinto não perdoa Farias por este não lhe ter dado a suplência na disputa pelo Senado, nas eleições de 2010. O petista também não apoiará Pezão porque o governador Sérgio Cabral não teria cumprido a promessa de lhe dar um cargo assim que ele deixou a Prefeitura de Niterói, em janeiro de 2009. Pinto hoje é Ouvidor da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, ligada à Presidência da República.

O próprio Rodrigo Neves já declarou várias vezes publicamente a sua amizade com Pezão e nunca manifestou apoio pela pré-candidatura de Lindbergh Farias. No início do segundo semestre do ano passado, promoveu reunião com outros dez prefeitos do PT no estado defendendo maior aproximação com o Governo do Estado e o PMDB, além de considerar prematura na época o lançamento da pré-candidatura de Farias e o rompimento com Cabral. Embora tenha rodado praticamente todo o estado, até hoje, a Caravana da Cidadania, liderada por Farias, não esteve em Niterói. No interior do estado, os prefeitos Tarciso Pessoa (Paracambi) e Cláudio Chumbinho (São Pedro da Aldeia), já manifestaram apoio a Pezão.

O presidente regional do PT, Washington Quaquá, determinou que o militante, seja ele deputado, vereador ou prefeito, que não estiver no evento deste sábado, demonstrará que não está com Lindbergh Farias e sofrerá sanções pela atitude. Entre elas, a expulsão da sigla. Para o encontro, que ocorrerá a partir das 9 horas na quadra da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, na Rua Silva Teles, 104, no Andaraí, Zona Norte do Rio, são esperadas cerca de dez mil pessoas.

 

 

 

Sair da versão mobile