Notibras

Festa junina não é apenas quadrilha, fogueira e quentão. É choque perigoso, diz CEB

Neste período de festas juninas, os cuidados para evitar acidentes com a rede elétrica devem ser redobrados. A principal recomendação é manter distância dos equipamentos e dos componentes elétricos — seja em poste ou em subestação. Como a época é também de ventos fortes, há quem aproveite o momento para empinar pipa ou soltar balões.

Caso fiquem presos aos fios de energia, não tente tirá-los do local. Nesses casos, ligue para a Companhia Energética de Brasília (CEB) por meio do 116.

Outra precaução é evitar que os eventos sejam realizados próximos às instalações da CEB. As fogueiras, em especial, precisam ser montadas longe da rede. “Com o calor, os componentes e isolantes da fiação se derretem e pode ocorrer um curto circuito”, explica o gerente de Desenvolvimento, Segurança e Saúde da CEB, José Cezar Nonato.

O técnico orienta ainda a não colocar enfeites, como bandeirinhas, nos postes. “O perigo é de levar um choque de alta tensão. Já tivemos casos de morte por essa razão”, conta. Além disso, é proibido fazer ligações clandestinas na rede. “Tem gente que quer colocar lâmpadas ligadas à rede. Não pode. Isso é roubo, inclusive”, alerta Nonato.

Sair da versão mobile