Notibras

Fórum das Mulheres do Campo e do Cerrado debate ações para 2026

Nesta terça (16), a Secretaria da Mulher (SMDF) realizou a 5ª Reunião do Fórum Distrital Permanente das Mulheres do Campo e do Cerrado, no Auditório do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF). O evento reuniu lideranças comunitárias e representantes de diversas regiões do DF. O objetivo foi avaliar os avanços conquistados ao longo de 2025 e construir novas estratégias para o próximo ano, em prol das mulheres que vivem em áreas rurais e no cerrado.

Para a vice-governadora Celina Leão, as iniciativas trazem capacitação profissional, sustentabilidade e fortalecimento do empreendedorismo feminino. “Por meio do fórum, as trabalhadoras rurais conseguem mais autonomia financeira e melhoria da qualidade de vida. Esse é um espaço em que as mulheres rurais podem falar sobre as suas necessidades e nós trabalhamos para que as demandas sejam atendidas.”

Durante o ano, 238 mulheres participaram do fórum. Com um ambiente marcado pelo diálogo e pela colaboração, o encontro abordou a formulação de iniciativas para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres do campo.

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, destacou a relevância do fórum. “Essas ações têm garantido maior acesso a serviços essenciais para populações em áreas remotas, reduzindo desigualdades e promovendo bem-estar. O GDF reafirma o compromisso em promover políticas públicas mais inclusivas e eficazes para as mulheres do campo e do cerrado”, afirmou.

“O nosso foco é empoderar, apoiar e ouvir as mulheres rurais, para ampliar as políticas públicas e programas voltados ao fortalecimento da agricultura familiar. Essas mulheres são muito dedicadas e guerreiras. Muitas levam o sustento para a sua casa, através do trabalho no cerrado”, disse a subsecretária de Promoção das Mulheres, Renata D’Aguiar.

A agricultora Maria da Conceição Pereira tem 57 anos, é moradora do Gama e trabalha no campo há 13 anos. “Esse fórum é muito importante porque tem um olhar diferente para nós mulheres rurais. Esse lugar traz segurança, qualidade de vida e saúde. Temos a oportunidade de falar sobre as nossas demandas do dia a dia. É uma proteção para as trabalhadoras do campo e do cerrado.”

Ações e benefícios para as mulheres do campo

Em 2025, o programa Mais Direitos para as Mulheres do Campo e do Cerrado atendeu 662 mulheres, com conversas e atendimentos intersetoriais. A iniciativa da Secretaria da Mulher leva atendimento, qualificação e apoio às trabalhadoras, utilizando unidades móveis para oferecer serviços de saúde, orientação jurídica, beleza e capacitação.

Outra ação, com o apoio do Sesc-DF, é o Sempre por Elas, programa itinerante que oferece assistência a mulheres em situação de vulnerabilidade social, econômica ou vítimas de violência. O projeto acontece de forma itinerante, principalmente em áreas rurais, com acesso limitado e já passou por Santa Maria, Samambaia, Água Quente, Curralinho e Lago Oeste.

Com foco na promoção da saúde e bem-estar, o Sesc também mobilizou duas de suas principais unidades móveis para garantir o acesso a serviços essenciais: Carreta Odontológica, com atendimentos de saúde bucal, proporcionando cuidados preventivos e tratamentos básicos para a comunidade. Além da Carreta da Mulher, equipada para a realização de exames de mamografia e orientações sobre saúde feminina, reforçando o compromisso com o diagnóstico precoce e a atenção integral à saúde da mulher.

Sair da versão mobile