Notibras

Grêmio cede empate para Ponte Preta no fim em jogo de seis gols

O jogador Renato Cajá da Ponte Preta comemora gol durante partida entre Grêmio x Ponte Preta, válida pelo Campeonato Brasileiro de 2015 na Arena do Grêmio em Porto Alegre, RS, neste domingo (10). Vinicius Costa/Futura Press

Na primeira partida no novo horário das 11h pelo Campeonato Brasileiro, o Grêmio recebeu a Ponte Preta, neste domingo, na Arena, e acabou cedendo o empate por 3 a 3 no último minuto. Yuri Mamute, duas vezes, e Matías Rodríguez marcaram para os anfitriões, mas Renato Cajá, Rildo e Diego Oliveira trataram de igualar o marcador para a equipe do interior de São Paulo.

Com o resultado, as equipes marcam os primeiros pontos na edição de 2015 da competição nacional. Ainda com diversos jogos a serem disputados, Grêmio e Ponte Preta se juntam a Atlético-MG e Palmeiras, que também ficaram no empate nesta primeira rodada.

As duas equipes voltam a campo neste meio de semana pela Copa do Brasil. O Grêmio visita o CRB, enquanto a Ponte recebe o Moto Club. Já pelo Brasileiro, os times só jogam no final de semana. No sábado, os gaúchos encaram, fora de casa, o Coritiba. No domingo, a Ponte faz o duelo paulista contra o São Paulo.

Assim como fez durante o Campeonato Paulista, a Ponte Preta tentou manter o controle da posse de bola, evitando que o Grêmio conseguisse pressionar nos minutos iniciais. Mesmo assim, logo aos 5, os anfitriões conseguiram balançar as redes. Galhardo levantou a bola na área e Geromel testou para o fundo das redes, mas a jogada já estava paralisada por impedimento do zagueiro.

Com as equipes pouco inspiradas no meio-campo, as melhores jogadas eram criadas nas bolas paradas. O Grêmio conseguiu ser mais efetivo que o adversário aos 24min, quando Luan cobrou falta na área e Yuri Mamute desviou de cabeça. A bola ainda bateu na trave antes de balançar as redes e inaugurar o marcador da Arena Grêmio.

Entretanto, nem mesmo o gol modificou o sistema de jogo das equipes. A Ponte mantinha a posse de bola e tentava jogadas individuais com os rápidos atacantes, enquanto o Grêmio não tinha velocidade para emplacar boas tramas.

Após o intervalo, o técnico Guto Ferreira modificou a Ponte Preta, colocando Diego Oliveira como homem de referência e tirando Paulinho, assumindo o risco de ficar com menos um volante em campo. Assim, mais ofensiva, a equipe visitante deixou espaço para os contra-ataques gremistas. Logo aos 8min, Luan roubou a bola de Josimar no meio-campo, arrancou e deixou Yuri Mamute na cara do gol. O centroavante driblou Marcelo Lomba e tocou para o fundo do gol.

Em grande desvantagem, a equipe do interior paulista passou a ser mais presente no ataque e conseguiu chegar ao empate. Primeiro, aos 17min, Renato Cajá recebeu bola na entrada na área e chutou colocado, marcando um golaço em Porto Alegre. Dois minutos mais tarde, em contra-ataque, Rodinei fez bela jogada pela direita e cruzou rasteiro para Rildo antecipar a marcação e desviar para o fundo do gol, empatando o duelo.

Deste modo, ambos os técnicos voltaram a mexer nas equipe. Desta vez Felipão levou a melhor sobre Guto Ferreira. Douglas, que tinha acabado de entrar, levantou a bola na área e Matías Rodríguez, que também estava no banco, conseguiu o cabeceio para a boa defesa de Lomba. No rebote, o próprio lateral completou para as redes.

Depois, o Grêmio passou a segurar a vantagem e apostou apenas nos contra-ataques. Em um deles, o zagueiro Tiago Alves teve que fazer a falta em Everton e acabou expulso, deixando a Ponte com um a menos. Contudo, a equipe visitante não desistiu e, já aos 49min, Renato Cajá arriscou chute de fora da área e Marcelo Grohe não segurou. No rebote, Diego Oliveira completou para o gol, empatando o jogo.

Sair da versão mobile