Notibras

Vagões e plataformas dos ramais da SuperVia terão reforço no efetivo

O Grupamento de Polícia Ferroviária, responsável por patrulhar a malha ferroviária no estado, terá seu efetivo dobrado e redistribuído para atuar, principalmente, em áreas de grande fluxo de pessoas como as estações de Madureira, Deodoro e Belford Roxo. No total, 90 policiais vão realizar rondas nas plataformas dos ramais da Supervia e nos vagões dos trens da concessionária. Os agentes intensificarão também a segurança em dias de jogos de futebol, atuando em plataformas de acessos aos estádios do Maracanã e Engenhão. A previsão é de que os novos policiais iniciem o patrulhamento ainda esta semana.

– O grupamento teve um reforço de mais 40 policiais. Ele será importante para ampliar a segurança da população nas plataformas e vagões. O trem é o maior transporte público do nosso estado. Já temos um planejamento para distribuir estes novos profissionais – afirmou o comandante do grupamento, major Luís Artur Castro.

Os 40 PMs são recém- formados pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap) e estão passando por um treinamento específico para saber a dinâmica da segurança nos terminais da Supervia.

– Eles são orientados para saber atuar na malha ferroviária, já que precisam se adaptar ao novo trabalho e entender as peculiaridades da segurança que deve ser feita nos trens e plataformas. Os mais experientes também ajudarão os novos agentes no trabalho – disse o comandante.

O Grupamento de Polícia Ferroviária atua nos ramais Japeri, Santa Cruz, Deodoro, Belford Roxo e Saracuruna.

O grupamento também terá uma nova sede em breve. A intenção é adequar o espaço de trabalho ao aumento do efetivo, que inclui 12 policiais mulheres. O local que ainda passará por adaptações, fica localizado ao lado da plataforma de trem 3 da Central do Brasil.

Sair da versão mobile