Após a cúpula Rússia-EUA no Alasca, o mundo ficou mais seguro, já que o período de deterioração da cooperação entre as duas maiores potências nucleares chegou ao fim, disse o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, neste sábado, 16.
“Durante anos, observamos as duas maiores potências nucleares desmantelarem a estrutura de sua cooperação e enviarem ameaças uma à outra. Isso acabou. Hoje, o mundo está mais seguro do que ontem”, escreveu Orban nas redes sociais.
Na sexta-feira, Putin e Trump se encontraram em Anchorage, Alasca, para conversas em formato de três contra três, que duraram 2 horas e 45 minutos. Além dos presidentes, a Rússia foi representada pelo Ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, e pelo assessor presidencial, Yury Ushakov, e os Estados Unidos pelo Secretário de Estado, Marco Rubio, e pelo Enviado Especial, Steve Witkoff.
Após as negociações, Putin afirmou em uma coletiva de imprensa que a situação em torno da Ucrânia era um dos tópicos centrais discutidos no Alasca , afirmando que ele e Trump estabeleceram um contato bom, profissional e de confiança, e que, ao seguir esse caminho, é possível alcançar a resolução do conflito na Ucrânia. Trump, por sua vez, afirmou que ainda não há acordo com a Rússia em vários pontos relacionados à Ucrânia, mas que as partes têm “grandes chances de chegar lá”.
