O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), decidiu indicar o ex-presidente da Caixa Econômica Federal Nelson Antônio de Souza para assumir a presidência do Banco BRB. A escolha ocorre em meio ao impacto da operação que levou ao afastamento do atual presidente da instituição, Paulo Henrique Costa, e à prisão do empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.
Nelson Souza, que também já presidiu o Banco do Nordeste, é considerado um nome técnico, com larga experiência no setor financeiro público. Ele mantém relação histórica com figuras do MDB nacional e foi, inclusive, um dos aliados de confiança do ex-presidente Michel Temer, sob cuja gestão comandou a Caixa.
A indicação deve ser oficializada por Ibaneis nas próximas horas, segundo fontes próximas ao Palácio do Buriti. Nelson é piauiense, terra dos pais do governador de Brasília.
Inicialmente, o governo trabalhava com o nome de Celso Elói, também oriundo dos quadros da Caixa, como possível substituto no comando do BRB. Porém, enquanto discutia o encaminhamento do nome, Ibaneis recebeu um telefonema de Temer, sugerindo Nelson para a cadeira de Paulo Henrique.
O governador, então, chamou Elói ao seu gabinete e anunciou a mudança de planos, convidando o superintendente da Caixa em Brasília para ocupar uma das diretorias do Banco BRB. O convite foi aceito.
…………………
Marta Nobre é Editora Executiva de Notibras
** Matéria alterada às 18h20, para correção de informação e acréscimo de outra.
