Notibras

Israel ataca bases do Irã e acende novo pavio de pólvora no Oriente Médio

A Força Aérea Israelense fez um ataque surpresa contra instalações militares e nucleares na madrugada desta sexta-feira, 13 (horário local). O premiê Benjamin Nethanyahu diz estar preparado para o início de uma operação militar de grandes proporções. Teerã ainda não se manifestou. A Casa Branca disse desconhecer os propósitos do Estado judeu.

Nos meios diplomáticos, porém, a avaliação é a de que Washington espera que os aiatolás retaliem ainda com mais poder ofensivo. O governo americano também teme que suas instalações no vizinho Iraque sejam alvo da ira iraniana.

Autoridades militares e governamentais iranianas estão em reunião permanente para estudar como responder ao ataque, que deve ser imediato.

O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, declarou estado de emergência em todo o país em conexão com o ataque ao Irã.
“Após o ataque preventivo do Estado de Israel contra o Irã, um ataque com mísseis e drones contra o Estado de Israel e sua população civil é esperado em um futuro imediato”, disse Katz.

Em um comunicado, o exército israelense disse que realizou esses ataques “com o objetivo de prejudicar o programa nuclear do Irã e em resposta à contínua agressão do regime iraniano contra Israel”.

“Dezenas de aeronaves da força aérea realizaram recentemente este ataque inicial, que teve como alvo dezenas de alvos militares, incluindo alvos nucleares em várias regiões do Irã “, acrescentou o texto.

O exército israelense rapidamente afirmou ter “concluído a primeira fase” desses ataques. A operação militar contra o Irã durará “quantos dias forem necessários “, acrescentou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

“Fortes explosões foram ouvidas em vários locais da capital, Teerã “, informou a televisão estatal iraniana, acrescentando que as defesas aéreas estavam operando a “100% da capacidade “. O tráfego aéreo foi suspenso no Aeroporto Internacional Imam Khomeini, em Teerã.

Este anúncio israelense ocorre após o presidente dos EUA, Donald Trump, alertar que o Estado judeu poderia em breve atacar instalações nucleares iranianas. Mais cedo, o presidente americano afirmou que permanecia “comprometido em resolver diplomaticamente a questão nuclear iraniana” e instou Israel, um aliado próximo dos EUA, a não realizar ataques contra o Irã.

Mas, de acordo com o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, Israel disse a Washington que atacar o Irã era “necessário para sua defesa “. O Secretário de Estado dos EUA esclareceu que os Estados Unidos não estavam envolvidos no ataque e disse que a “prioridade” dos EUA é proteger suas forças na região, de acordo com um comunicado.

Sair da versão mobile