Notibras

Kim Jong-un alerta suas tropas para “guerra real”

O líder norte-coreano Kim Jong-un instou suas forças armadas a se prepararem para uma “guerra real”, durante uma demonstração de disparos realizada entre unidades de artilharia, informou nesta quinta-feira (24) a mídia estatal de Pyongyang.

A declaração ocorre em meio ao crescente envolvimento da Coreia do Norte no conflito entre Rússia e Ucrânia. Segundo agências de inteligência sul-coreanas e ocidentais, Pyongyang teria enviado mais de 10 mil soldados para a região de Kursk, na Rússia, além de projéteis de artilharia, mísseis e sistemas de foguetes de longo alcance. Estima-se que cerca de 600 militares norte-coreanos tenham morrido em combate e milhares estejam feridos.

Imagens veiculadas pela emissora estatal Korean Central Television mostraram os disparos sendo feitos em direção ao mar. Kim foi registrado observando os exercícios com binóculos de um posto de observação, acompanhado por dois oficiais militares. O local da atividade, realizada na quarta-feira, não foi divulgado.

De acordo com a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA), Kim exigiu que os soldados estivessem prontos para combater “a qualquer momento” e capazes de “aniquilar o inimigo em qualquer frente de batalha”.

Nos últimos meses, o ditador norte-coreano tem intensificado o apoio à Rússia. Em conversas com o chanceler russo Sergei Lavrov, reafirmou o compromisso com Moscou na guerra da Ucrânia. No ano passado, os dois países – ambos sob duras sanções internacionais – assinaram um pacto militar com cláusula de defesa mútua, durante visita do presidente Vladimir Putin a Pyongyang.

Sair da versão mobile