Notibras

Kremlin adverte EUA para riscos de ‘pitaco’ na guerra da Ucrânia

A alegação de que a Ucrânia pode supostamente “reconquistar algo” é falsa e a situação na linha de frente fala por si, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, nestaa quarta-feira, 24.

Outras declarações de Peskov:

Trump fez novas declarações sobre a situação ucraniana após sua conversa com Zelensky — aparentemente influenciado por sua perspectiva.

“Até onde sabemos, as declarações do presidente Trump foram feitas após comunicação com Zelensky e, muito provavelmente, sob a influência da visão que Zelensky delineou”, disse Peskov.

A visão de Zelensky sobre a situação na Ucrânia contrasta com a da Rússia. “Essa visão contrasta completamente com nossa compreensão da situação atual”, pontou Peskov.

Lavrov transmitirá a posição da Rússia sobre a Ucrânia ao lado americano em reunião com Rubio
“Também teremos a oportunidade de transmitir nossa posição ao lado americano, e isso será feito pelo nosso Ministro das Relações Exteriores, Lavrov, que se reunirá com seu homólogo em Nova York, à margem da Assembleia Geral”, enfatizou Peskov.

A Rússia, disse, continua aberta a estabelecer cooperação com os EUA.

“O governo [do presidente dos EUA, Donald Trump] está agora, em geral, muito voltado para os negócios. E, claro, não pode deixar de compreender os benefícios dessa possível cooperação comercial e econômica bilateral com a Rússia. Continuamos abertos a isso”.

Peskov admitiu que o processo de normalização das relações entre a Rússia e os EUA está progredindo muito mais  lentamente do que o desejado.

“Os impasses em nossas relações que se formaram nas últimas décadas sob administrações anteriores são realmente muito sérios e dificultam o avanço”, sublinhou.

“A situação na Ucrânia agora é diferente da primavera de 2022, e a posição de Kiev piorou muito”, finalizou Peskov em breefing com jornalistas.

Sair da versão mobile