Notibras

Ladrões levam bomba de água e torneira fica seca em São Sebastião

Duas mil moradores da área rural de São Sebastião ficaram mais de 24 horas sem água por causa do furto de uma bomba da Casb. Ladrões arrombaram o portão da estação, desligaram o quadro de energia e quebraram a tubulação para levar o equipamento, que ficava dentro do poço.

Segundo a Caesb, os ladrões também pegaram um dosador de cloro, usado para o tratamento de água. O gerente de monitoramento da Caesb Renan de Oliveira Lopes disse que o caso é raro, porque os equipamentos são específicos para a atividade e local.

“[Essa é] uma coisa que nós nunca presenciamos nesse tempo de saneamento rural que nós trabalhamos. O prejuízo maior é o da comunidade”, afirmou.

Os materiais roubados custam entre R$ 15 e R$ 20 mil e a bomba d’água pesa 80 quilos, de acordo com a empresa. Técnicos da companhia disseram que o material só pode ser transportado por caminhão para não correr o risco de empenar.

Moradores contam que estão se virando como podem. É o caso do agricultor Gilvan da Silva, que foi buscar água na casa do vizinho. “Fui pegar para lavar louça, banheiro e limpar a casa, né?”, disse.

Sair da versão mobile