Notibras

Maduro avisa Trump ter 5 mil mísseis russos

O presidente Nicolás Maduro anunciou que a Venezuela possui 5.000 sistemas portáteis de defesa aérea Igla-S de fabricação russa. E que pode utilizar todo o arsenal contra os Estados Unidos, caso Donald Trump ataque seu país.

A alegação é uma resposta direta aos deslocamentos militares dos EUA — incluindo jatos furtivos e navios da Marinha — para o Caribe, que Caracas chama de “ensaio geral” para uma operação para derrubar Maduro.

“Nada menos que 5.000 em posições-chave de defesa aérea para garantir a paz”, declarou Maduro durante uma cerimônia televisionada com líderes militares.

A Casa Branca alega que sua presença é para operações de combate às drogas, tendo destruído diversas embarcações que supostamente contrabandeavam drogas da Venezuela.

Nas últimas semanas, os EUA têm usado repetidamente suas forças armadas para destruir embarcações supostamente envolvidas no tráfico de drogas na costa da Venezuela. Segundo autoridades americanas, essas operações fazem parte dos esforços para combater o crime transnacional e o tráfico de drogas.

Em 19 de agosto, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que Trump estava pronto para usar “todos os elementos do poder americano” para combater o tráfico de drogas, sem descartar a possibilidade de uma operação militar na Venezuela.

Sair da versão mobile