Notibras

Mangueira leva brilho, cores, arraiá e gays para a Sapucaí

A Marquês de Sapucaí virou um salão para as principais festas populares da cultura brasileira. A Estação Primeira de Mangueira, quarta escola a desfilar no Grupo Especial na madrugada desta segunda-feira, colocou na avenida um enredo para celebrar não apenas o Carnaval, mas todas as comemorações de rua de norte a sul pelo território nacional. No entanto, um dos carros alegóricos entalou em uma torre do sambódromo e acabou se danificando, o que pode prejudicar a agremiação na apuração das notas.

Sem conquistar um título do Carnaval carioca desde 2002, a verde e rosa apostou alto para o desfile deste ano. O enredo “A festança brasileira cai no samba da Mangueira” é assinado por Rosa Magalhães, tarimbada carnavalesca e responsável pelo tema da Vila Isabel, campeã em 2013. Outra novidade da escola foi o retorno de Carlinhos de Jesus para comandar a coreografia da comissão de frente.

Os bailarinos que inauguraram o desfile da Mangueira resgataram os primórdios da história conhecida do Brasil, representando índios e portugueses. O encontro dos dois povos resultava nas diversas festas nacionais, como o maracatu e o próprio samba – um detalhe interessante: a oca que acompanhava a comissão de frente se transformava em peças de roupas de festa das integrantes.

Com a evolução do desfile na avenida, a Mangueira passou a contar um pouco mais das incontáveis festas populares do Brasil. As oferendas a Iemanjá ganharam bastante espaço na Sapucaí – de tão importante, até Rosa Magalhães desfilou no carro que homenageava a Rainha do Mar, segundo os orixás das religiões afro-brasileiras.

Sair da versão mobile