Notibras

Metrô volta aos trilhos, mas as faixas exclusivas de ônibus continuam liberadas

Bartô Granja

Apesar do fim da greve dos metroviários, as faixas exclusivas da Estrada Parque Taguatinga (EPTG), da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), do Setor Policial Sul e das W3 Norte e Sul continuam liberadas até pelo menos segunda-feira (29).

Nesse dia, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) fará reunião para decidir se e quando o tráfego restrito será retomado.

As faixas foram liberadas para todos os veículos em junho, com o objetivo de desafogar o trânsito durante a paralisação do metrô, que durou 73 dias. A circulação dos tres do metrô voltará ao normal nesta sexta, 26.

O fim da greve foi decretado pelo Tribunal Superior do Trabalho na quarta (24). A contratação de funcionários concursados – uma das exigência dos metroviários -, ficou fora da pauta. O TST, segundo versão do Buriti, entendeu as dificuldades financeiras do governo de Brasília, já ameaçado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

O Tribunal determinou o abono de um terço dos dias parados, o corte e o desconto de um terço do salário em até seis prestações na folha de pagamento e um terço de compensação social e de jornada (50% de cestas básicas e 50% de trabalho). Em assembleia promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários do Distrito Federal, a categoria decidiu acatar a decisão.

Sair da versão mobile